Elementos Químicos

Ouro

Metal precioso, amplamente distribuído pela natureza, tendo como símbolo as letras Au, peso específico 19, dureza 2,5 a 3, cor amarela e brilho metálico.

O ouro é encontrado em muitas partes do mundo, mais precisamente nas regiões de aluviões e rochas ígneas. O ouro no Brasil costuma ser encontrado junto a reservas de quartzo ricos em piritas (S2 F2) e arseno piritas (S As Fe). As mais importantes minas do Brasil estão situadas em Minas Gerais, como as minas de Morro Vermelho e Passagem. Nos primeiros séculos da colonização do Brasil, o ouro foi um dos principais responsáveis pelo interesse das terras recém descobertas.

Graças ao ouro e outras pedras preciosas como os diamantes, muitas áreas interioranas do país foram povoadas. O século XVIII, no Brasil foi marcado pelo ouro como principal produto da economia brasileira, estimulando o povoamento de Minas Gerais. Pelo fato da beteia ser pródiga, antigamente era muito mais fácil a extração das pepitas de ouro. A garimpagem consiste basicamente no modo de extração do ouro brasileiro. É utilizado principalmente a lavagem de aluviões e mais dificilmente a extração de tilões profundos e trabalhos de drenagem industrial. Pelo fato do teor do metal ouro ser pequeno nos filões explorados deste local, não compensa as instalações que esses dois processos citados exigem.

Barras de ouroAs minas de ouro de maior destaque no Brasil, se encontram no Estado de Minas Gerais, sendo elas: Morro Vermelho, Espírito Santo e Nova Lima. A distribuição geográfica quanto a garimpagem do ouro no Brasil pode ser feita da seguinte forma: território de Roraima (alto rio branco); vale do Oiapoque, Serra Lombarda, Vale do Jari (território do Amapá); Vale do Guripi, Zona de Tucuruí (Pará), interior da Bahia; Diamantina e Triângulo Mineiro (Minas Gerais); Sul do Espírito Santo; Vale do Ribeira do Iguape, (São Paulo); Brusque (Santa Catarina), Lavras no Rio Grande do Sul, e ainda em Goiás e Mato Grosso. A produção aurífera brasileira mostra-se através de dados estatísticos, com algumas variáveis como:

– Em 1835 houve a menor produção registrada, com 77045g
– Em 1972 aconteceu a maior produção, com 7188 Kg 11
– Em 1976, a produção decresceu para 4922 Kg 12

É importante lembrar que o Estado de Minas Gerais sempre se destacou como o maior produtor desse minério. Em 1977 experimentos realizados na serra das Andorinhas (Pará), mostraram que este local possuía grande potencial aurífero.

Autoria:  Lavosie Marinho Guimarães