Elementos Químicos

Titânio (Ti)

O titânio é um elemento que não existe na natureza em estado livre, mas combinado a outros elementos. Pode ser encontrado em todas as rochas, inclusive as lunares, em areias, em argilas, no Sol e em alguns meteoritos.

Compostos de titânio foram obtidos em 1887 pelos químicos suecos Lars Fredrik Nilson (1840-1899) e Sven Otto Pettersson (1848-1941). Em 1910, Matthews A. Hunter obteve o metal com alto grau de pureza (99,9%).

O titânio metálico é brilhante, de baixa densidade e resistente.

O titânio de uso comercial é obtido pela redução do tetracloreto de titânio com magnésio. O tetracloreto de titânio é o resultado da ação do cloro e do carbono sobre a ilmenita (oxido natural de ferro e titânio).

O titânio é considerado um metal inerte. As principais substâncias que contêm titânio são o dióxido de titânio (Ti02), que apresenta elevado índice de refração; o carboneto de titânio (TiC), e o cloreto de titânio IV ou tetracloreto de titânio (TiCI4).

Titânio
Titânio

Aplicações

O titânio é usado na produção de aviões, de mísseis e de naves espaciais na forma de ligas com ferro, alumínio, molibdênio e manganês por causa de sua resistência a altas temperaturas, à corrosão e à luz forte. Por ser um material de baixa densidade, pode ser encontrado em armações de óculos, pulseiras de relógio e bicicletas.

O titânio é resistente como o aço, mas muito menos denso, e duas vezes mais resistente que o alumínio.

O dióxido de titânio tem alto poder de fixação e, por isso, é empregado na fabricação de pigmentos brancos, servindo de base para diversos tipos de tinta. Já o tetracloreto de titânio serve para fabricar vidros iridescentes e para criar cortinas de fumaça em cenas de efeitos especiais. Pode ser aplicado na indústria de instrumentos cirúrgicos e usado ainda em próteses ósseas e em implantes dentários.

Pino de Titânio
Pino de titânio.

Nome do elemento: Titanium. Titânio
Origem do nome: Do latim titanium e do grego Titán: gigante, uma referência à mitologia grega.
Descobridor: Foi descoberto pelo geólogo inglês William Gregor (1761-1817), em 1791, e batizado pelo químico alemão Martin Heinrich Klaproth (1743-1817), em 1795.
Ano de descoberta: 1791
Número atômico (Z): 22
Massa atômica: 47,8670
Família: 4
Período: 4
Configuração eletrônica: [Ar]3d24s2
Raio atômico: 140 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 3287 °C
TF (substância simples): 1 668 °C