Home » Química » Físico-Química » Densidade - Massa Volúmica

Densidade - Massa Volúmica

Densidade Absoluta ou massa específica é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica. A densidade absoluta é definida como sendo a razão entre a massa de uma amostra e o volume ocupado por esta massa.

Em geral, a densidade dos sólidos é maior que a dos líquidos e esta, por sua vez, é maior que a dos gases.

Portanto, para medirmos a densidade de um objeto qualquer, precisamos conhecer a sua massa e volume, pois a densidade é a massa dividida pelo volume.

A massa de um objeto pode ser medido facilmente com uma balança, o volume de um objeto regular pode ser calculado medindo-se e multiplicando-se a sua: largura (l), comprimento (c) e altura (h).

Os sólidos são materiais que contém uma consistência muito alta o que resulta em grande quantidade de massa em uma pequeno volume, porque suas moléculas se encontram muito unidas umas as outras.

Mas, como medir o volume dos sólidos irregulares?

O volume de objetos irregulares, como por exemplo, uma pedra, podem ser medidos colocando-a em um recipiente cheio de água; o volume de água deslocada é igual o volume do objeto irregular.

Logo, mergulhando duas amostras sólidas de densidades diferentes em uma duas provetas diferentes com mesmo nível de água, podemos concluir que: a amostra de maior densidade desloca menor volume pois, tem mais massa em um pequeno volume!

Os líquidos são substâncias com densidades bem menores em relação aos sólidos pois, as partículas de suas moléculas se encontram mais distanciadas umas das outras. Suas densidades variam um pouco e para se medir a densidade de líquidos e fluidos, existem dois tipos de um equipamentos: um deles é o picnômetro e o outro é o densímetro (este último é mais utilizado por fornecer a leitura direta da densidade, além de ser mais preciso).

Procedimentos para determinar a densidade de um cubo de madeira:

1. Pesa-se o cubo de madeira em uma balança, logo depois, coloca-se água em uma proveta e anota-se o volume;

2. A amostra do cubo de madeira deve ser mergulhada na água, e logo após anota-se o volume final;

3. Com os dados obtidos (massa e volume) faz-se as razões com as mesmas (m/V) e obteremos a densidade do cubo de madeira.

Fórmula da densidade

2 - O que tem maior massa? Um quilograma de chumbo ou um quilograma de algodão?

Resp.: Os dois pesam iguais pois, as suas massas são iguais, porém se perguntássemos sobre volumes, a resposta seria bem diferente porque o sentido da pergunta mudaria completamente no seu resultado. Ex.: 1 Kg de algodão tem volume maior em relação a 1 Kg de chumbo.

Autoria: Fábio Roberto Ienne


Veja também:



Comente!

Receba novidades

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o