Home » Química » Química Ambiental » A Poluição Pelo Calor

A Poluição Pelo Calor

A poluição pode ser também térmica, quando a temperatura de um rio é elevada por meios de despejos ainda quentes. Muitas indústrias usam água para refrigeração de suas máquinas. No nosso pais, a indústria canavieira tem jogado nos rios água quente usada na evaporação do caldo-de-cana. Usinas atômicas também jogam água quente usada na refrigeração de reatores. Na realidade, não é o efeito direto do calor sobre os organismos que é prejudicial; ocorre que a solubilidade do oxigênio na água é diretamente afetada pela temperatura. Lembre-se de que guaraná ou cerveja gelada não espumam porque o gás se mantém em solução. Ao contrario, um refrigerante sem gelo expulsa o gás com muita facilidade, formando espuma. Da mesma forma, águas cuja temperatura tenha aumentado em alguns graus contêm menor proporção de oxigênio; grande parte da fauna, muitas vezes sensível a essas mudanças de concentração, pode desaparecer.
 

Parâmetros utilizado para cálculo do IQA

Variações de temperatura são parte do regime climático e corpos d’água naturais apresentam variações sazonais e diurnas, bem como estratificação vertical. A temperatura superficial é influenciada por fatores tais como latitude, altitude, estação do ano, período do dia, taxa de fluxo e profundidade. A elevação da temperatura em um corpo d’água geralmente é provocada por despejos industriais (indústrias canavieiras, por exemplo) e usinas termoelétricas. A temperatura desempenha um papel principal de controle no meio aquático, condicionando as influências de uma série de parâmetros físico-químicos. Em geral, à medida que a temperatura aumenta, de 0 a 30ºC, a viscosidade, tensão superficial, compressibilidade, calor específico, constante de ionização e calor latente de vaporização diminuem, enquanto a condutividade térmica e a pressão de vapor aumentam as solubilidades com a elevação de temperatura. Organismos aquáticos possuem limites de tolerância térmica superior e inferior, temperaturas ótimas para crescimento, temperatura preferida em gradientes térmicos e limitações de temperatura para migração, desova e incubação de ovo.


Veja também:


Comente:



Receba atualizações do site:

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o