Química Nuclear

Para melhor compreensão dos assuntos relacionados à química, ela subdivide-se em áreas específicas de estudo. Dentre elas, a química nuclear que visa apreender a radioatividade, a fissão e fusão nuclear e todas as outras ocorrências com fins nucleares.

A energia nuclear encontra-se no núcleo dos átomos, assim, é capaz de manter a união das partículas subatômicas sendo liberada em forma de calor e energia eletromagnética através de explosões e reações nucleares.

Em 1896, a cientista polonesa Marie Curie desvendou um fenômeno que acontecia com o urânio e o denominou de radiação. Anos depois descobriu a existência de mais dois elementos radioativos, o Polônio e o Rádio. A radiação é classificada em três principais tipos: radiação alfa (α), radiação beta (β) e radiação gama (γ).

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) a humanidade presenciou a energia nuclear com as explosões das bombas atômicas que se traduz em uma reação capaz de gerar muita energia com alto poder de destruição. Entretanto, a radiação não é usada somente com fins negativos, é utilizada na medicina para tratamentos de câncer. Na indústria alimentícia é utilizada em alguns alimentos para eliminar fungos e bactérias.

Carbono 14