Química Orgânica

Halogenetos de Alquila

Propriedades dos Halogenetos de Alquila

As propriedades físicas de alguns halogenetos de alquila representativas são dadas na tabela abaixo.

Tabela de halogenetos de alquila

Muitos dos halogenetos são líquidos. Os brometos, iodetos e poli-halogenetos tem, em geral, densidade maior que 1,00 g/ml. Os halogenetos de alquila são insolúveis em água mas são miscíveis em todas as proporções com os hidrocarbonetos líquidos.

Usos dos Halogenetos de Alquila

Cloretos de Alquila são bons solventes para muitos materiais orgânicos. Muitos solventes policlorados, estáveis e disponíveis com facilidade, são usados para finalidades gerais e industriais em química.

Dentre os mais importantes estão o cloreto de metileno (Cl2CH2), o clorofórmio (Cl3CH) e o tetracloreto de carbono (CCl4). Este último tem sido usado em extintores de incêndio, o que não é, aliás, muito recomendável, já que em temperaturas elevadas o tetracloreto de carbono pode reagir com o oxigênio do ar para dar fosfogênio (COCl2), que é um gás altamente tóxico.

O Teflon F(CF2)nF, onde n é um número inteiro muito grande, é um material muito útil graças a sua extrema estabilidade térmica e química. Ele é escorregadio ao tato e é, por isso, utilizado na fabricação de peças móveis que não necessitam de lubrificação. Um de seus empregos mais curiosos está na construção de edificações à prova de terremotos, pois, sapatas deslizantes de Teflon, incluídas nas fundações, permite que o prédio se movimente sem desgastar os seus suportes.

Frigideira feita com teflon
Também é utilizado no revestimento interno de frigideiras já que as frituras tendem a não aderir à superfície de Teflon.

Muitos fluorocarbonetos, conhecidos como Freons, são utilizados como fluídos refrigerantes não tóxicos em sistemas de refrigeração e como propelentes em aerossóis.

Autoria: Rodrigo Belmonte Cascalles

Veja também: