Home Sociologia > Fatos Sociais

Fatos Sociais

Em As regras do método sociológico, publicado originalmente em 1895, Émile Durkheim definiu os fatos sociais como objeto da sociologia.

Publicidade

Segundo o autor, os fatos sociais são aqueles que atenderiam a três características simultâneas: a coercitividade, a exterioridade e a generalidade

Tipos de fatos sociais

Assim, os fatos sociais exercem um grau de coerção social, ou seja, levam os indivíduos e grupos a se conformarem com as regras sociais, com ou sem a sua percepção consciente, o que se dá inclusive por meio das forças de sanção ou punição, caso haja algum tipo de não conformidade.

Ao mesmo tempo, os fatos sociais são exteriores: têm uma existência anterior e independente dos indivíduos. Por exemplo, quando nascemos, uma série de regras e elementos socioculturais já existe antes de nós, como a linguagem e os hábitos à mesa.

Por fim, os fatos sociais devem ter um grau (que pode ser variável) de generalidade. Um fato social é geral e sua ação se estende para um grande grupo de indivíduos ou mesmo para a totalidade de uma dada sociedade.

Exemplo de fato social

Um exemplo comum de fato social é a educação imposta aos indivíduos (coercitivida­de), que já tem uma existência como instituição anterior aos membros da sociedade (exterioridade) e é um fenômeno que se verifica na totalidade da sociedade (generalidade).

Publicidade

Sabe-se das pressões, por exemplo, dirigidas àqueles que não par­ticipam dos processos de escolarização formal, tanto em ter­mos institucionais (campanhas governamentais, leis) como em termos das formas dispersas no cotidiano, como ironias ou termos agressivos às pessoas que “não estudaram”. Isso demonstra, nos termos do funcionalismo, a ação dos fatos so­ciais em nossas vidas.

Os fatos sociais, assim, tendem a relacionar-se entre si, formando uma enorme interação social que leva à união da sociedade. A essa união, esses laços que ligavam os indivíduos uns aos outros, dando certa coesão social, Durkheim chamou de solidariedade.

É com base no conceito de solidariedade que Durkheim distingue a existência de dois tipos de sociedade, tradicionais e modernas.

Definição de fato social

Bibliografia

DURKHEIM, Émile. O que é fato social. In: RODRIGUES, José Albertino (Org.). Durkheim. São Paulo: Ática, 2000. p. 53-54. (Grandes cientistas sociais).

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também: