Home Sociologia > Ideologia

Ideologia

Nossa sociedade é formada por uma série de princípios e ideias que orientam nosso comportamento no dia a dia, sem que nem sempre nos demos conta disso.

Publicidade

A este conjunto de ideias que orienta o pensamento dos indivíduos de uma sociedade chamamos de ideologia. Consciente ou inconscientemente, todo homem segue uma determinada ideologia, pois procura um ideal para a vida.

As relações com nossa família, com a escola e a religião, nos permitem entrar em contato com as primeiras ideias e valores que formam a sociedade, nos preparando para o convívio social.

A religião estrutura-se sobre uma série de ideias e crenças constituindo sua própria ideologia.

No século XIX, o pensador Karl Marx questionou o significado de ideologia, propondo a sua reinterpretação.

Ideologia.
A escola é um dos primeiros ambientes onde temos contato com os princípios e ideias que formam a sociedade em que vivemos.

Para Marx, a ideologia – essas ideias que nos orientam a viver em sociedade – impede que possamos enxergar a realidade ao nos proporcionar uma visão única que não deve ser questionada.

Publicidade

Um bom exemplo disso são as ideias como “o trabalho dignifica o homem” e “quem espera sempre alcança”, que procuram estabelecer valores positivos associados ao trabalho e à disciplina, fortalecendo a ideia de que o esforço pessoal traz recompensas econômicas e sociais. Dessa maneira, sendo você um vencedor perante seus iguais, essa imagem fortalece o mito do self made man (o homem que faz a si próprio).

Assim, para Marx, o objetivo principal da ideologia na sociedade capitalista é fazer com que os valores que favorecem a realização do trabalho sejam universalizados, o que dá a sensação de que todos que trabalham podem ter sucesso, enquanto aqueles que não o fazem estão destinados ao fracasso.

Desta forma, para combater o caráter negativo da ideologia, é preciso que tenhamos acesso universal ao conhecimento científico (saber verdadeiro), já que, de posse desse conhecimento, cada cidadão tem condições de reconhecer a realidade como de fato é, tomando decisões que sejam efetivamente suas e não influenciadas por outros meios e sujeitos.

A grande quantidade de propaganda e mensagens publicitárias atualmente nos convencem de que os produtos comercializados são essenciais para a nossa felicidade pessoal, exemplo negativo da aplicação da ideologia, neste caso, voltada para incentivar o consumo.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também: A Ideologia do Trabalho