Home Sisu

Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um processo gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior aos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para se inscrever, é necessário que o candidato tenha participado do Enem. A inscrição é gratuita, em única etapa e feita pela internet. O processo de seleção do Sisu ocorre nos dois semestres do ano e duram cerca de dois meses a contar das inscrições, resultados e matrículas.

Após a inscrição, o sistema do Sisu seleciona de maneira automática, conforme as suas notas no Enem, os candidatos mais bem classificados em cada curso. São considerados classificados somente aqueles inclusos dentro do número de vagas oferecidas em cada curso, por modalidade de concorrência. Depois da seleção, os selecionados têm data para realizar a matrícula na instituição de ensino superior, assim, confirmando sua vaga.

A cada semestre, as regras do processo seletivo podem ser alteradas. Atualmente, ao se inscrever, o candidato informa seu número de inscrição no Enem e sua senha, assim, o sistema do Sisu já sabe os dados cadastrais do candidato e suas respectivas notas obtidas no Enem. Feito isso, o candidato tem direito de escolher duas opções de vagas nos cursos oferecidos, sendo que a primeira opção é a de maior preferência. O estudante já selecionado para a primeira opção não pode participar das outras chamadas, mesmo que não realize a matrícula. Já quem foi selecionado na segunda opção pode continuar concorrendo ao curso que escolheu como prioridade.

Ao final das chamadas regulares, o Sistema de Seleção Unificada, disponibiliza uma Lista de Espera às instituições que participam do processo, e essa Lista deve ser utilizada caso haja vagas não ocupadas. O candidato que se interessar pela Lista de Espera deve informar ao Sisu o seu interesse, haja vista que essa manifestação deve ser feita dentro do calendário do processo.

Para outras informações, acesse a página do Sisu http://sisu.mec.gov.br/.

Por: Miriã Lira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *