Literatura

No estudo da literatura, enfatizamos a relação entre o contexto histórico e cultural e os movimentos literários. A literatura portuguesa é estudada aqui sobre­tudo em função de sua importância como raiz da literatura brasileira, procuran­do-se mostrar como, aos poucos, a nossa produção literária foi adquirindo características próprias.

Em oito séculos de evolução, a Literatura Portuguesa atravessou as três eras históricas vividas pela Europa:

  • a Era Medieval, marcada pelo feudalismo, pelo teocentrismo, do século XII ao XV;
  • a Era Clássica, que abrange o Renascimento, o período da Contra-Reforma e a restaura­ção dos valores clássicos, via Iluminismo, e se estende pe­los séculos XVI a XVIII;
  • a Era Moderna (ou Romântica), que assistiu às revoluções burguesas, depois à Revolução Industrial, para desaguar no século XX, das duas grandes guerras mundiais, a “era dos extremos”, da máquina, da eletricidade e de todas as inquietações de um universo sob o signo da velocidade.

As escolas, correntes e movimentos literários em que didaticamente se divide a história literária refletem a evo­lução dos estilos através dos tempos. O contexto histórico-cultural certamente influencia os escritores e lhes fornece substância para suas obras, mas é por meio da linguagem que eles expressam essa substância.

Literatura é um tipo de trabalho cuja matéria é a linguagem e cuja finalidade é provocar no leitor um determinado prazer de leitura, o pra­zer literário, semelhante ao que se tem ouvindo uma can­ção, assistindo a uma peça de teatro ou vendo um quadro ou uma escultura.

Concretismo

Paralelamente à produção dos autores da geração modernista de 1945, surgiu um estilo poético que…

Concretismo

Arcadismo

Arcadismo é o nome do movimento que resgatou as formas artísticas da Antiguidade clássica. Particularmente,…

Arcadismo

Romance

Romance é um gênero narrativo de ficção escrito em prosa, extenso e que apresenta personagens…

Romance

Humanismo

O século XVI, econômica e politicamente, caracterizou-se por seu aspecto revolucionário, cujos reflexos se expandiram…

Humanismo

Fábula

O leão e o camundongo, a lebre e a tartaruga, a raposa e a cegonha,…

Fábula