Geografia do Brasil

Pais da América do Sul às margens do oceano Atlântico. O Brasil é o maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo com extensão aproximada de 8.516.000 km(dados de 2017).

A população compõe-se de 54% de brancos, na maioria de origem portuguesa, 40% de mulatos e mestiços, 5,4% de negros e somente 0,2% de indígenas. Os grandes núcleos do Nordeste (Recife, Salvador) e do Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte) concentram a maioria da população.

No século XX, recebeu imigrantes de todas as partes do mundo, principalmente italianos, espanhóis e japoneses.

A agricultura é muito diversificada. Produz açúcar, soja, milho, mandioca, frutas, arroz, café, cacau, algodão e legumes. O país conta com grandes rebanhos de gado bovino, ovino, suíno e equino e enormes recursos florestais.

A mineração é um setor bem desenvolvido, com jazidas de ouro, pedras preciosas, manganês, ferro, bauxita, níquel, tungsténio, urânio, estanho, petróleo e gás natural.

A indústria engloba a produção alimentícia e têxtil; o refino de minerais e sua transformação (petroquímica, automobilística, aeronáutica, estaleiros, aço, alumínio) e a eletrônica.

Região Norte

A região Norte é a maior região brasileira em extensão territorial: 3.853.676,948 km². Com cerca…

Região Norte

Pampas

A denominação de pampas está relacionada à predominância de uma vegetação rasteira formada predominantemente por…

Pampas

Pernambuco

Nos primeiros séculos da colonização, Pernambuco foi uma das mais ricas capitanias do Brasil, graças…

Pernambuco

Restinga

Restinga é um termo empregado para designar as planícies litorâneas cobertas por deposição marinha, resultante…

Restinga