Home » Biografias » George Orwell

George Orwell

A obra do escritor britânico George Orwell, cujo estilo simples e direto esteve a serviço da expressão de suas idéias sociais, alcançou celebridade mundial nos últimos anos de vida do autor.

Eric Arthur Blair, que escreveu sob o pseudônimo de George Orwell, nasceu em 25 de junho de 1903 em Montihari, Bengala, Índia. Filho de um funcionário público, estudou no Reino Unido e em 1922 foi para a Birmânia (depois Myanmar) como oficial de polícia. Demitiu-se cinco anos depois e vagou durante algum tempo pela França e o Reino Unido, enquanto desempenhava todo tipo de trabalho. Seu primeiro livro, o relato autobiográfico Down and Out in Paris and London (1933; Sem eira nem beira em Paris e Londres), foi fruto dessas experiências.

As obras seguintes dão mostras de sua aproximação ao socialismo, a partir de uma posição pouco ortodoxa. O romance Burmese Days (1935; Dias birmaneses) é um libelo contra o imperialismo; The Road to Wigan Pier (1937; A estrada para Wigan Pier), coletânea de ensaios, testemunha sua convivência com os mineiros e critica as abstrações teóricas dos intelectuais de esquerda; e Homage to Catalonia (1938; Homenagem à Catalunha) narra suas experiências como combatente republicano na guerra civil espanhola e critica a atitude comunista no conflito.

Em 1943 foi nomeado diretor literário do periódico socialista Tribune, para o qual escreveu numerosos artigos e ensaios. Seu prestígio se consolidou com a publicação de Animal Farm (1945; A revolução dos bichos), brilhante fábula satírica inspirada na traição da revolução soviética a seus próprios ideais. Maior ainda foi o sucesso de Nineteen Eighty-Four (1949; 1984), romance de antecipação no qual o estado assume controle absoluto de uma sociedade e nega a própria individualidade dos cidadãos. Embora a obra tenha despertado grandes controvérsias, constitui, em essência, um repúdio ao totalitarismo de qualquer espécie e uma advertência contra a sistemática distorção dos fatos para a elaboração de versões oficiais. Afligido pela tuberculose em seus últimos anos, George Orwell morreu em Londres em 21 de janeiro de 1950.


Comente:



Receba atualizações do site:

© Todos os direitos reservados à Cola da Web.com
Siga-nos:
O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.