Cultura

A cultura está ligada à vida do homem, de um lado, e, de outro, se encontra em estado dinâmico, não sendo estática sua permanência no grupo.

A cultura se aperfeiçoa, se desenvolve, se modifica, continuamente, nem sempre de maneira perceptível pelos membros do próprio grupo. É justamente isso que contribui para seu enriquecimento constante, por meio de novas criações da própria sociedade e ainda do que é adquirido de outros grupos.

Graças às pesquisas em jazidas arqueológicas, tem sido possível recompor ou reconstruir as culturas, o que permite conhecer o desenvolvimento cultural do homem, sobretudo no campo material. É mais difícil, porém, conhecer o desenvolvimento da cultura espiritual, embora muita coisa já se tenha podido esclarecer. De qualquer forma o que se sabe é que, nascida com o homem, a cultura, sofreu modificações ao longo dos tempos, enriquecendo-se de novos elementos e adquirindo novos valores.

A cultura acompanha, pois, a marcha da humanidade; está ligada à vida do homem, desde o ser mais antigo. Com a expansão do homem pela Terra, ocupando os grupos humanos novos meios ambientes, a cultura se ampliou e se diversificou em face das influências impostas pelo meio, cujas relações com o homem condicionaram o aparecimento de novos valores culturais ou o desaparecimento de outros.

Lendas

As lendas são narrativas de origem popular, criadas e transmitidas oralmente. São produções que nascem…

Lendas

Bossa Nova

Surgida no final dos anos 1950, a bossa nova sofisticou a música popular brasileira. Influenciada…

Bossa Nova

Contracultura

Ao consultar o dicionário Houaiss e examinar o termo contracultura, verifica-se que seu significado compreende…

Contracultura

Pigmeus

Esse trabalho trata da história do povo pigmeu. Serão apresentadas as lendas, o significado da…

Pigmeus