Evolução

A evolução, desde o aparecimento da vida até os dias atuais, é um processo de indiscutível continuidade e modificação. Houve, porém, fatos marcantes ao longo do processo evolutivo como o surgimento da primeira célula, da primeira planta, do primeiro vertebrado – um organismo semelhante a um peixe – e desse organismo primitivo surgiram todos os demais vertebrados, inclusive o ser humano.

Todos esses eventos ocorreram ao acaso. Nesse intervalo, milhões de formas que tiveram grande sucesso evolutivo por apresentarem características que apareceram devido às alterações no seu material genético e foram benéficas para aquele momento do curso da vida, e por igual ou maior número de tentativas frustradas que não deram origem a nada.

Quando aparece uma forma nova no ambiente, não se pode prever o que dela surgirá, isto é, só podemos dizer que uma forma primitiva pôde produzir tais modifi­cações futuras depois que essas tenham ocorrido.

A evolução pode então ser definida como toda e qualquer alteração que ocorra na constituição gênica dos seres vivos, boa ou ruim. Evolução em Biologia não significa mudar para melhor, mais sim, alterar, modificar. A síndrome de Down é um exemplo de evolução. Os dinossauros e milhões de outros grupos, por exemplo, evoluíram para a extinção.

Epigenética

A epigenética estuda os mecanismos de controle da expres­são gênica do genoma transmitidas aos descendentes…

Epigenética

Lamarquismo

A teoria de Lamarck, o Lamarquismo, se fundamentava em três princípios básicos: Toda alteração no…

Lamarquismo

Filogenia

Quando estudamos as relações de parentesco entre duas espécies, teoricamente, houve uma espécie ancestral comum…

Filogenia