Home Biologia > Biologia Celular > Célula Procariótica

Célula Procariótica

A célula procariótica têm uma organização muito simples e o material do núcleo encontra-se espalhado pelo cistoplasma. É caracterizada pela ausência da carioteca e de organelas em sistemas de membranas, como mitocôndria, complexo golgiense, retículo endoplasmático, cloroplasto, entre outras. A única organela que aparece nessa organização celular é o ribossomo.

A célula procariótica ocorre em organismos como bactérias e cianobactérias. Uma bactéria bem conhecida é a Escherichia coli, encontrada no interior do intestino humano.

Tem o formato de um bastão e é delimitada pela membrana plasmática, que apresenta uma dobra, o mesossomo. Nela, concentram-se as enzimas que participam da respiração celular.

A figura a seguir mostra a organização de uma bactéria, que é um organismo unicelular de dimensão microscópica.

Imagem de uma célula procariótica
Célula bacteriana

Externamente à membrana plasmática, a bactéria possui uma parede celular rígida e totalmente permeável. A parede celular da bactéria impede que a célula arrebente, mesmo quando colocada em um meio diluído. A entrada de água é limitada pela presença desse envoltório externo.

A manutenção da estrutura e o controle das atividades celulares dependem do material genético, representado pelo cromossomo da bactéria, que possui apenas DNA e tem formato circular.

O local do citoplasma ocupado pelo material genético é o nucleoide.

O espaço interno da bactéria é ocupado pelo citoplasma, que inclui uma gelatina fluida chamada hialoplasma, local onde ocorre a maioria das reações químicas da célula. Mergulhados no hialoplasma, encontram-se milhares de ribossomos. São pequenos corpúsculos que fabricam proteínas, ligando aminoácidos na sequência determinada pelo DNA.

Apesar da organização simples, a célula procariótica executa as funções fundamentais de uma célula e pode se dividir, originando células-filhas, para as quais transmite suas características.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também: