Home » Contabilidade » Custo de Oportunidade

Custo de Oportunidade

O custo de oportunidade corresponde àquilo que se deixa de ganhar na segunda melhor alternativa por se escolher a primeira. Em outras palavras e sem falsa modéstia, podemos afirmar que você — leitor — não tem nada melhor para fazer agora que estudar Contabilidade.

Afinal, dentre tantas alternativas possíveis (estudar Marketing, ir ao cinema, almoçar/lanchar/jantar, ir à academia, trabalhar ou, até mesmo, namorar), você escolheu estudar Contabilidade. Isso é sinal de que o que você está deixando de ganhar fazendo outras coisas vale menos do que estudar Contabilidade, ou seja, o custo de oportunidade (do que está deixando de fazer) é menor do que a satisfação obtida com o que está fazendo (estudando Contabilidade).

Custo de oportunidade

Esse Conceito não se aplica só às decisões de urna pessoa física. Imagine uma empresa que disponha de $ 200.000 e tenha três projetos que demandam $ 200.000 cada e que todos exponham o capital aplicado ao mesmo nível de risco. O projeto A tem um valor presente líquido de $ 600.000; o projeto B tem um valor presente líquido de $ 450.000; e o projeto C tem um valor presente líquido negativo de $ 30.000.

Por hipótese, nenhum dos projetos pode ser parcialmente realizado, isto é, ou se aplicam os $ 200.000, ou se desiste do investimento. Para simplificar, vamos admitir que a empresa não tem capacidade de obter financiamentos com terceiros, isto é, só dispõe daqueles $ 200.000.

Considere que você seja o gestor dessa empresa. . . Em qual dos três projetos você investiria os $ 200.000? Certamente no projeto A! Afinal, o projeto A representa a melhor (primeira melhor) alternativa de investimento.

Dos dois projetos descartados, B (valor presente líquido positivo de $ 450.000) e C (valor presente líquido negativo de $ 30.000), o projeto 13 é a segunda melhor alternativa second best).

Portanto, o custo de oportunidade de se investir em A, a primeira melhor alternativa, é de $ 450.000 (o que se deixa de ganhar por não se investir na segunda melhor alternativa — projeto B).


Veja também:


Comente!

Receba novidades

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o