Home » Contabilidade » Importância da Contabilidade

Importância da Contabilidade

1 As empresas não poderiam sobreviver sem qualquer controle. As transações financeiras - empréstimos, financiamentos, investimentos, aquisições, venda de produtos - precisam de uma base que minore seu risco, ou seja, informações so­bre as empresas envolvidas.

1.1   Finanças pessoais. Cada vez mais pessoas aprendem a lidar com suas finan­ças pessoais, sendo, inclusive, este assunto tratado em algumas escolas de ensino fundamental. Um dos problemas mais comuns é a mistura das finanças pessoais com as de seu negócio, criando situações que muitas vezes parecem "sem saída".

1.2   Finanças corporativas. Cada vez mais as pessoas procuram e precisam aprender Contabilidade, a "linguagem dos negócios", para participar no mundo dos negócios.

2 A Contabilidade é a linguagem dos negócios. Através dela é que se traçam objetivos, se mensuram resultados e se avaliam desempenhos. E por meio dos relatórios elaborados com base no sistema de informações contábeis que admi­nistradores decidem quanto ao preço a ser praticado, ao mix de produtos a ser fabricado e à tecnologia a ser utilizada.

Calculadora auxiliando a contabilidade3 A Contabilidade é a ciência social que tem por objetivo medir, para poder INFORMAR, os aspectos quantitativos e qualitativos do patrimônio de quaisquer entidades.

4 A Contabilidade é uma ciência fundamentalmente utilitária. Seu grande produto é o provimento de informações para o Planejamento e Controle, evidenciando informações referentes à situação patrimonial, econômica e financeira de uma empresa. O seu propósito básico é prover aos "tomadores de decisões" informações úteis para tomada de decisões.

5 De acordo com a decisão quanto a investimentos ou financiamentos, distribuição de resultados, entre outros, existe uma demanda diferenciada de informações contábeis, podendo os usuários da informação ser classificados como proprietários, administradores, financiadores, Governo, acionista minoritário, empregados, dentre outros.

6 Assim como existem diferentes tipos de decisões econômicas, há muitos tipos de informações contábeis. A Contabilidade Gerencial, a Contabilidade Financeira e Contabilidade Fiscal fornecem as informações mais utilizadas no mundo dos negócios. Deve-se reconhecer que as informações contábeis não podem reproduzir o patrimônio da empresa com total fidelidade e certeza.

7 A Contabilidade utiliza avaliações e, como todo sistema de mensuração, tem limitações - inclusive de custo-benefício pois deve conciliar a utilidade da informação com os requisitos da praticabilidade e objetividade.

Por: Renan Roberto Bardine


Veja também:


Comente:



Receba atualizações do site:

© Todos os direitos reservados à Cola da Web.com
Siga-nos:
O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.