Interferência de Ondas

Exercícios sobre interferência de ondas

Leia o artigo: Ondas


Questões:

01. Considere uma fonte sonora F e um observador O, posicionados conforme a figura. Admita que O receba o som de F pelos caminhos I (direito) e II (com reflexão). 

 

 

Sendo de 85Hz a freqüência das ondas, verifique se em O ocorre interferência construtiva ou interferência destrutiva. Adote para a velocidade do som o valor 340m/s. 

   

 

02. (UNICAMP) O módulo da velocidade do som no ar é de aproximadamente 330m/s. Colocam-se dois alto-falantes iguais, um defronte ao outro, distanciados 6,0m, conforme a figura abaixo. Os alto-falantes são excitados simultaneamente por um mesmo amplificador com um sinal de freqüência de 220Hz. 

Pergunta-se:  

 a) Qual é o comprimento de onda do som emitido pelos alto-falantes?  

 b) Em que pontos do eixo, entre os dois alto-falantes, o som tem intensidade máxima?  

 

Testes:

03. Quando duas ondas interferem, a onda resultante apresenta sempre pelo menos uma mudança em relação às ondas componentes. Tal mudança se verifica em relação à(ao):  

      a) comprimento da onda

      b) período

      c) amplitude

      d) fase

      e) freqüência  

 

04. A figura seguinte representa as ondas produzidas por duas fontes F e G, que vibram na superfície de um líquido. X, Y e Z são pontos da superfície do líquido. As circunferências indicam cristas. Considere que na região indicada não há amortecimento das ondas. 

Se x, y e z são as amplitudes de vibração da água nos pontos X, Y e Z, qual das seguintes relações está correta?  

      a) x = y = z

      b) x > y > z

      c) x = y > z

      d) x < z e x < y

      e) x < y < z  

 

05. (MED. TAUBATÉ)  Nos pontos A e B da figura a seguir, estão dois alto-falantes que emitem sons de mesma freqüência e em fase. Se a freqüência for crescendo desde cerca de 30Hz, atingirá um valor em que o observador deixará de ouvir o som. Qual é essa freqüência? (Módulo da velocidade do som no ar = 340 m/s) 

      a) 70Hz

      b) 85Hz

      c) 170Hz

      d) 340Hz

      e) 510Hz   

 

06. (ITA) Duas fontes sonoras A e B emitem, em fase, um sinal senoidal de mesma amplitude A e com o mesmo comprimento de onda de 10m. Um observador em P, depois de um certo tempo, suficiente para que ambos os sinais alcancem P, observará um sinal cuja amplitude vale: 

      a) 2A

      b) A

      c) A/2

      d) zero

      e) n.d.a.   

 

07. Uma estação de rádio usa duas antenas transmissoras emitindo, em fase, alinhadas na direção norte-sul e separadas por uma distância igual à metade do comprimento de onda emitido, conforme indica a figura. 

   

Esta estação emite com máxima intensidade 

      a) na direção norte-sul e não emite na direção leste-oeste;

      b) na direção leste-oeste e não emite na direção norte-sul;

      c) para o norte e não emite para o sul;

      d) para o sul e não emite para o norte;

      e) para o leste e não emite para o oeste.   

 

08. (UFU) Um observador situado no ponto O da figura recebe ondas sonoras provenientes de duas fontes idênticas, F1 e F2, que emitem, em oposição de fase, ondas de 2 metros de comprimento. Qual deve ser a distância mínima percorrida por F1 na direção do observador para que este ouça a máxima intensidade?  

      a) 1m

      b) 2m

      c) 3m

      d) 4m

      e) zero   

 

09. Na figura, F1 e F2 são dois pinos que batem cadenciadamente na superfície da água, produzindo ondas que se propagam com velocidade de módulo 2,0m/s. Os pinos operam com a mesma freqüência e em concordância de fase.

 

Se no ponto P as ondas provenientes de F1 e F2 se reforçam (interferência construtiva), uma possível freqüência de operação dos pinos é:  

      a) 25Hz

      b) 30Hz

      c) 35Hz

      d) 40Hz

      e) 45Hz   

 

10. (MED. ITAJUBÁ) Duas fontes S1 e S2 de ondas iguais estão em oposição de fase. 

 

A distância x1 = S1P é menor do que a distância x2 = S2P. O comprimento de onda das ondas é 5,0cm e x2 = 75 cm. Para que o ponto P sofra interferência construtiva, o máximo valor possível para x1 é: 

      a) 72,5cm

      b) 70,0cm

      c) 67,5cm

      d) 73,75cm

      e) um valor diferente     

 

Resolução:

 

01 - Interferência destrutiva

 

02 - a) 1,5m 

      b) 0,75m; 1,5m; 2,25m; 3,0m; 3,75m; 4,5m e 5,25m do alto-falante da esquerda, além das posições onde  se encontram os alto-falantes. 

03 - C 04 - C
05 - C
06 - D
07 - B
08 - A
09 - D 10 - A



Comente!

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o