América do Sul – Exercícios

01. As tentativas de integração regional na América latina não são recentes e o Brasil sempre esteve presente. Em 1960, foi  criada a ALALC, substituída pela ALADI, na década de 80. Mais recentemente, já na década de 90, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai criaram o Mercosul com a expectativa de que este bloco, considerado o 4° do mundo, possa dar resultados favoráveis.Sobre a informação dessas organizações é correto afirmar que:

a) Tradicionalmente, sempre objetivaram aumentar as relações comerciais com os Estados Unidos e desse modo reforçar a ajuda norte-americana sobre o continente.

b) Foram criadas na expectativa de frear a disputa entre os Estados Unidos e a ex-União Soviética, pelo domínio político e econômico sobre a América Latina.

c) Foram incentivadas pelos Estados Unidos, como estratégia para reduzir o avanço das negociações comerciais entre o Mercado Comum Europeu e a América Latina.

d) Representaram uma opção estratégica de sair da influência dos Estados Unidos e uma forma de inserir a América Latina na economia mundial.

e) Reforçaram o papel dos países latino-americanos como fornecedores de matérias-primas industriais para as grandes potências do mundo capitalista.

02. 1990

  PAÍSES Exportação para o Mercosul % da exportação total do país Importação do Mercosul % da importação total do país

Argentina

14,8 21,5
Brasil 3,9 5,6
Paraguai 39,0 30,8
Uruguai 35,4 40,9

Considere a tabela acima e explique:

a) os baixos porcentuais do Brasil;
b) os elevados porcentuais do Paraguai e Uruguai.

03. A partir de seus conhecimentos e analisando a situação climática na tabela, podemos afirmar que a cidade de La Paz, na Bolívia, é a de número:

Número 1 2 3 4 5
Temperatura média anual 19°C 9ºC 25°C 20°C 25°C

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

04. Com base no gráfico e considerando seus conhecimentos sobre a população latino-americana, assinale a opção que indica corretamente as frases em que se encontram os seguintes países:

Chile Brasil Bolívia Uruguai
a) 3 2 1 3
b) 3 3 2 4
c) 3 4 2 4
d) 2 3 1 3
e) 4 4 2 2

05. Qual a relação existente entre a consolidação do Mercosul e a pressão americana no sentido de consolidar a ALCA? Ainda sobre o Mercosul, qual a relação entre a intensificação do comércio entre seus membros e a degradação natural ambiental do Pantanal Mato-grossense?

País
% do total mundial
EUA 36,4
França 13,2
Canadá 11,1
Argentina 5,6
Austrália 4,4

O Mundo Hoje, 95/96.

06. De acordo com a tabela acima, esses países respondem por mais de 70% da:

a) exportação de alta tecnologia.
b) importação de carne bovina.
c) produção de eletricidade hidráulica.
d) produção de aço.
e) exportação de cereais.

07. As figuras A e B representam, respectivamente, que formações vegetais e tipos climáticos?

a) Campos, clima subtropical e Cerrado, clima tropical úmido.
b) Cerrado, clima tropical continental e Mata dos Cocais, clima tropical úmido.
c) Caatinga, clima tropical semi-árido e Mangues, clima tropical típico.
d) Floresta Amazônica, clima equatorial e Cerrado, clima tropical continental.
e) Mata Tropical Atlântica, clima tropical e Mata Ciliar, clima tropical úmido.

08. “Chovia meses inteiros, dias inteiros…
… Esta chuva fria no sul da América não rajadas impulsivas da chuva quente que cai como um látego, e passa deixando o céu azul. Pelo contrário, a chuva austral tem paciência e continua sem fim, caindo do céu cinzento ao Sul do meu país…” (Paulo Neruda, Confesso que vivi)

O regime de precipitação e o país descrito acima se enquadram na descrição apresentada pela alternativa:

a) zona térmica fria, Chile;
b) zona térmica desértica, Argentina;
c) zona térmica quente, tropical, Peru;
d) zona térmica temperada, continental, Bolívia;
e) zona térmica temperada, oceânica, Equador;

09. Todos os países andinos são exportadores de matérias-primas. Justifique a afirmação, citando dois países e seus respectivos produtos de exportação.

10. (UNIP) A América Latina apresenta um desenvolvimento industrial muito desigual, podendo-se reconhecer:

I. países com maior dinamismo econômico, apresentando maior nível de industrialização e grande diversificação de atividade: Brasil, México e Argentina;

II. países numa posição intermediária quanto à industrialização, mas com características monoexportadoras (agrícola ou mineral): Chile, Venezuela, Cuba, Peru, Trinidad e Tobago e Colômbia;

III. países de economia predominantemente agrária ou mineral e com um fraco setor industrial, abrangendo a maioria dos países da América do Sul: Bolívia, Guiana, Suriname e Uruguai.

Estão corretas:

a) Todas
b) Nenhuma
c) Somente I
d) Somente I e III
e) Somente II e III

10. (PUC) O fenômeno representado no mapa da América do Sul, ao lado, corresponde à distribuição das:

a) chuvas de inverno;
b) áreas de produção de café;
c) isotermas de verão;
d) densidades demográficas;
e) áreas de criação de gado.

Leia o artigo: América do Sul

 

Respostas:

D

  1. a) A reduzida participação do Brasil no comércio com o Mercosul deve-se ao fato de a nossa economia estar sobremaneira voltada para exportação de matérias-primas, insumos e industrializados para os países do Primeiro Mundo, face aos compromissos decorrentes de sua dívida externa.b) Por apresentarem economias mais frágeis, maior dependência em relação a economias mais dinâmicas como as do Brasil e Argentina.
03. A 04. B 05. E 06. B 07. A
  1. A afirmação é verdadeira, pois toda a América Andina é subdesenvolvida, exportando produtos minerais e agrícolas  e importando manufaturados, capitais e tecnologia. Dentre seus países podemos citar: Venezuela (petróleo), Colômbia (café), Equador (banana e petróleo), Peru (pescado, chumbo e prata), Bolívia (estanho) e Chile (cobre, salitre e ferro).09. E 10. D