Estados Unidos

Exercícios sobre os estados unidos

Leia o artigo: Estados Unidos da América


Questões:

01. Compare o Nordeste e as Pradarias Centrais (Prairies) dos Estados Unidos quanto à:

a) ocupação inicial do território;
b)
organização econômica na atualidade.
                                
 
02. “... Os produtos finais têm alto valor unitário, o que reduz a importância dos custos de transporte. Por outro lado, mão-de-obra científica e técnicos altamente qualificados, e intensos investimentos de capital constituem as exigências cruciais para o sucesso desses empreendimentos. Assim, centros empresariais de alta tecnologia disseminaram-se por uma grande variedade de novas localizações, distantes das regiões industriais tradicionais. A eletrônica, a informática, a biotecnologia, a bélica – exemplificam novas localizações.” Essa concentração de indústrias de ponta pode ser encontrada:
 
a) no Vale do Silício (Califórnia – EUA)
b) no Vale do Hoang-hô. (China)
c) no ABC paulista.
d) no litoral Atlântico do México.
e) na região metropolitana de Paris.
 
 
03. Em 1987, o Estado da Califórnia ultrapassou a Grã-Bretanha e a Itália, tornando-se a sexta maior economia do mundo, com um produto em mercadorias e serviços no valor de 550 bilhões de dólares...                                                                   
(SOJA, Edward, Geografia Pós-Moderna, Ed. Zahar, Rio de Janeiro, 1993)

Explique duas condições de origem geográfica que contribuíram para o desenvolvimento econômico da Califórnia.
 

04.
Mercado externo eua

Os EUA são o maior país exportador do mundo, no entanto apresentam déficit no seu comércio externo, devido à grande importação de bens e serviços.
Observando a tabela, com quais países os americanos apresentam maior desequilíbrio em seu comércio externo?
 
 
05. É o maior fenômeno climático global: de tempos em tempos, uma enorme quantidade de água no Oceano Pacífico Equatorial aquece, mudando o regime dos ventos alísios. No mapa à seguir, podemos observar as principais conseqüências desse fenômeno, denominado:

Globo terrestre
Clique para ampliar

a) Corrente Marítima de Humboldt
b) El Niño
c) Efeito Estufa
d) Gulf Stream
e) Placas Tectônicas

 
06. Nicholas Brady, ex-secretário do Tesouro norte-americano, elaborou na década de 80 o Plano Brady, que ajudou a resolver a crise da dívida da América Latina na década passada. A crise ameaçava o sistema bancário dos EUA, credor da dívida. Um dos países para o qual esse Plano foi mais efetivo tornou-se parceiro econômico dos EUA em uma organização importante dentro da nova ordem mundial.

Destaque o país e a referida organização:
 
a) Canadá – NAFTA
b) Rússia – OTAN
c) China – APEC
d) México – NAFTA
e) Japão – APEC
 
 
07. Em função da crise japonesa, o Presidente Clinton intervém junto a ação de Ryutaro Hashimoto (1º ministro) para a reforma do sistema bancário e um plano para recuperar a economia local.

“O Japão é muito importante para o mundo, especialmente para os EUA, e os esforços que nós estamos fazendo para apoiar a recuperação da economia da Ásia são muito importantes para que o progresso econômico continue. Nós temos uma chance de virarmos a situação na Ásia antes que ela fique pior”. (Bill Clinton – em 18/06/98)

O interesse dos EUA em relação ao Japão se deve a diversos fatores, excetuando-se:
 
a) Dentro de uma economia globalizada, o problema existente em um país importante do sistema reflete nos demais.

b) Os EUA já apoiaram o Japão após a II Guerra, quando ocorreu o “Milagre” japonês.

c) A União européia não se ressente com a crise asiática ou qualquer outra; vive sua organização isolada aos demais grupos econômicos mundiais.

d) O Brasil também sentiu os efeitos da crise asiática, bem como a Argentina além dos Estados Unidos que se interessam em ajudar o Japão para não cair.

e) Os efeitos de uma crise econômica em uma área comercialmente importante, são internacionais.
 
 
08. (FUVEST) As regiões delimitadas no mapa constituem as principais áreas agrícolas dos Estados Unidos da América. As culturas que se destacam nas regiões numeradas são:

Estados Unidos da América - EUA
a) 1 – trigo de primavera; 2 – milho; 3 – algodão;
b) 1 – cana-de-açúcar; 2 – trigo de primavera; 3 – milho;
c) 1 – trigo de inverno; 2 – trigo de primavera; 3 – cana-de-açúcar;
d) 1 – fumo; 2 – cana-de-açúcar; 3 – trigo de inverno;
e) 1 – trigo de inverno; 2 – arroz; 3 – algodão.
 
 
09. (FUVEST) Considere a posição da cidade de Nova Iorque e Los Angeles, considerando o espaço geográfico dos Estados Unidos.

 
10. (PUC) Analise o mapa abaixo e assinale a alternativa que corretamente identifica três itens de sua legenda:

América do Norte
a) (4) vegetação mediterrânea; (7) pradarias; (5) tundra
b) (3) vegetação de montanha; (4) floresta tropical; (7) estepes
c) (5) vegetação de zonas áridas; (2) floresta boreal; (6) estepes
d) (4) vegetação mediterrânea; (2) floresta temperada; (7) pradarias
e) (8) floresta tropical; (6) floresta temperada; (1) tundra
 


Resolução:

01. a)  Enquanto o Nordeste dos Estados Unidos começa a ser povoado já no início da colonização inglesa na América do Norte, por volta de 1620, com a implantação das 13 colônias, a porção central do país, as Grandes Pradarias, teve sua ocupação iniciada apenas na  segunda metade do século XIX, período que sucedeu a Guerra da Secessão.

b) O Nordeste dos Estados Unidos corresponde, na atualidade, à maior concentração urbano-industrial do globo. Seus maiores destaques são: a indústria pesada, siderúrgica, mecânica, química e a indústria de bens de consumo, amplamente desenvolvida, beneficiada pela ocorrência de matérias-primas (ferro e carvão), energia, mão-de-obra e mercado consumidor. Na porção central do país desenvolve-se a agricultura comercial, os belts (cinturões); beneficiada pela topografia plana, rede hidrográfica navegável e clima com estações bem definidas. Destaque para o milho e o trigo. 


02. A

03. Indústrias de ponta, elevada qualificação de mão-de-obra, grandes centros de pesquisa (universidades), e outros.

04.
Japão e China

05. B 06. D 07. C 08. A

09. Nova Iorque – Situa-se na Costa Atlântica, sendo considerada a maior megalópole do mundo e capital financeira dos EUA. Localizada na foz do rio Hudson tendo surgido na ilha de Manhattan, conta com mais de 16 milhões de habitantes, sendo a mais cosmopolitana cidade americana. É o maior ponto de circulação de mercadorias da América, com importante centro industrial, comercial e financeiro, além de ser sede da ONU e o principal centro cultural artístico dos EUA.

Los Angeles – Localiza-se na Costa do Pacífico (litoral sudoeste), no estado da Califórnia. Desenvolveu-se graças à produção de petróleo na região. É atualmente importante centro petroquímico e aeronáutico, tendo sido considerada a Capital Mundial do Cinema (Hollywood). Sua população é superior a 7,5 milhões de habitantes.

10. E

 



Comente:



Receba atualizações do site:

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o