Home Física > Ondas > Classificação das Ondas – Tipos de Ondas – Física

Classificação das Ondas – Tipos de Ondas – Física

A fim de especificarmos quais são os tipos de ondas, passaremos a classificá-las segun­do dois critérios: forma e natureza.

Publicidade

Classificação das ondas segundo a sua forma:

a) Ondas longitudinais

Onda longitudinal é aquela em que os pontos do meio oscilam na mesma direção de propagação da onda.

O som se propagando em um meio gasoso é um exem­plo de onda longitudinal.

b) Ondas transversais

Onda transversal é aquela em que a direção de propa­gação da energia (onda) é perpendicular à direção de vibração dos pontos do meio.

exemplo de onda transversal

Ondas que se propagam em uma corda são exemplos de ondas transversais.

Publicidade
Observação: Há situações em que uma onda se propaga de forma mista, tanto transversal quanto longitudinal. Quando observamos um pequeno barco ancorado em águas tranquilas de um lago onde há pequenas ondulações, podemos perceber que o barco oscila para cima e para baixo e, também, para frente e para trás, mantendo uma posição média praticamente constante. Neste caso, a onda que se propaga na água é trans­versal e longitudinal simultaneamente.

Classificação das ondas segundo a sua natureza:

a) Ondas mecânicas

São aquelas que se manifestam apenas no interior de meios materiais. É o caso do som, dos pulsos nas cordas de um violão e das ondas que se propagam nos líquidos. Tais exemplos mostram que essas ondas estão relacionadas com a oscilação do meio onde se propagam.

As ondas mecânicas não ocorrem no vácuo.

b) Ondas eletromagnéticas

Quando uma carga elétrica está presente em uma dada região do espaço, ela estabelece em suas vizinhanças um campo elétrico. Quando esta carga vibra, o campo elétrico sofre variações que provocam o aparecimento de um outro campo chamado magnético. Assim, na região haverá um campo elétrico e um campo magnético que apresentam intensidades oscilantes. As oscilações das intensidades dos vetores repre­sentativos desses campos aparecem em pontos cada vez mais afas­tados da fonte, caracterizando uma onda chamada eletromagnética.

As ondas eletromagnéticas podem ser transmitidas em diver­sos meios, inclusive no vácuo. Alguns exemplos de ondas eletromag­néticas são: luz, ondas de rádio, raios X, microondas, “laser” e radar.
A propagação das ondas eletromagnéticas não está rela­cionada com a vibração do meio por onde elas viajam.