Ondulatória

Classificação das Ondas – Tipos de Ondas

A fim de especificarmos quais são os tipos de ondas, passaremos a classificá-las segundo três critérios: forma, natureza e dimensões.

Classificação das ondas segundo a sua forma de propagação:

a) Ondas longitudinais

Onda longitudinal é aquela em que os pontos do meio oscilam na mesma direção de propagação da onda.

Observe o caso de uma onda longitudinal produzida em uma mola, como mostra a figura abaixo:

Exemplo de onda longitudinal.
Ondas se propagando em uma mola.

Podemos citar, como outro exemplo de ondas longitudinais, o som nos fluidos (ondas sonoras que são originadas pela vibração das moléculas do meio e entram pela cavidade dos nossos ouvidos).

b) Ondas transversais

Onda transversal é aquela em que a direção de propagação da energia (onda) é perpendicular à direção de vibração dos pontos do meio.

exemplo de onda transversal

Um exemplo interessante é o caso de uma onda se propagando em uma corda tensionada. A onda se propaga horizontalmente enquanto os pontos da corda se movimentam verticalmente.

C) Ondas mistas

Há situações em que uma onda se propaga de forma mista, tanto transversal quanto longitudinal.

Quando observamos um pequeno barco ancorado em águas tranquilas de um lago onde há pequenas ondulações, podemos perceber que o barco oscila para cima e para baixo e, também, para frente e para trás, mantendo uma posição média praticamente constante. Neste caso, a onda que se propaga na água é transversal e longitudinal simultaneamente.

Classificação das ondas segundo a sua natureza:

a) Ondas mecânicas

São aquelas que se manifestam apenas no interior de meios materiais. É o caso do som, dos pulsos nas cordas de um violão e das ondas que se propagam nos líquidos. Tais exemplos mostram que essas ondas estão relacionadas com a oscilação do meio onde se propagam.

As ondas mecânicas não ocorrem no vácuo.

b) Ondas eletromagnéticas

Quando uma carga elétrica está presente em uma dada região do espaço, ela estabelece em suas vizinhanças um campo elétrico. Quando esta carga vibra, o campo elétrico sofre variações que provocam o aparecimento de um outro campo chamado magnético.

Assim, na região haverá um campo elétrico e um campo magnético que apresentam intensidades oscilantes. As oscilações das intensidades dos vetores representativos desses campos aparecem em pontos cada vez mais afastados da fonte, caracterizando uma onda chamada eletromagnética.

As ondas eletromagnéticas podem ser transmitidas em diversos meios, inclusive no vácuo. Alguns exemplos de ondas eletromagnéticas são: luz, ondas de rádio, raios X, micro-ondas, “laser” e radar.

A propagação das ondas eletromagnéticas não está relacionada com a vibração do meio por onde elas viajam.

Classificação quanto às dimensões de propagação das ondas:

Onda unidimensional

Uma onda é dita unidimensional quando se propaga apenas em uma linha, ou seja, apenas um ponto por vez recebe a ação da onda.

Podemos apresentar, como exemplo, o caso das ondas se propagando em uma corda. Observe que, na figura abaixo, a onda passa por um ponto A, depois por outro ponto B, e assim sucessivamente.

Ondas em uma corda de violão.
Representação de uma onda se propagando em uma corda de violão tensionada.

Onda bidimensional

Uma onda é dita bidimensional quando os pontos que recebem a sua ação pertencem a um plano. Podemos citar como exemplo o caso das ondas que se propagam na superfície dos líquidos.

Onda tridimensional

Uma onda é dita tridimensional quando se propaga por todo o espaço ao redor da fonte. Podemos citar como exemplo o caso das ondas do som e da luz.

Veja também: