Home » Física » Óptica » Lentes

Lentes

Lentes esféricas: Uma lente esférica é um sistema constituído de três meios homogêneos e transparentes, separados por duas superfícies esféricas ou por uma superfície esférica e uma plana.     

Lentes convergentes e divergentes: Existem seis tipos de lentes esféricas: Biconvexa, Plano-Convexa, Côncavo-Convexa, Bicôncava, Plano-Côncava, Convexo-Côncava.

O eixo da lente é uma reta perpendicular às duas faces da lente.

As lentes de bordos delgados, no ar, são convergentes.

As lentes de bordos espessos, no ar, são divergentes.

Focos de uma lente esférica: 

Lente convergente: Toda lente convergente possui dois focos. Se as duas faces estiverem emersas no mesmo meio, os dois focos serão equidistantes da lente e as duas distâncias focais serão iguais. O ponto , onde os raios retratados, é o foco da lente; A distância , do foco à lente, é chamada de distância focal; O foco de uma lente convergente é real. Para indicar isso, sua distância focal recebe sinal positivo. 

Lente divergente: Os prolongamentos dos raios retratados se encontram num ponto. A lente divergente também possui um outro foco.Se duas faces estão no mesmo meio, as distâncias focais são iguais. Pelo foco de uma lente divergente, não passam raios luminosos. Ele é virtual. Para indicar que o foco de uma lente divergente é virtual, damos a sua distância focal sinal negativo.

Raios Principais de uma Lente: 

Convergente: Um raio que incida paralelamente ao eixo, refrata-se sobre o foco e um raio que passa pelo foco, refrata-se paralelamente ao eixo.

Divergente: Um raio que incida paralelamewnte ao eixo, refrata-se na direção do foco e um raio que incida na direção do foco, refrata-se paralelamente ao eixo.
 

Imagens de lentes convergentes: 

Objeto à distância maior que 2f:  imagem Real, Invertida, Reduzida.

Objeto entre 2f e f: imagem Real, Invertida, Maior.

Objeto à distância menor que f: imagem Virtual, Direita, Maior.

Imagens de lentes divergentes: 

A imagem é Virtual, Direita, Ampliada.

Equação das lentes: 

1/f = 1/Do + 1/Di    Convenções: Lente convergente: f > 0

                                  Lente divergente: f < 0

                                  Imagem real: Di > 0

                                  Imagem Virtual: Di < 0

De acordo com a equação anterior, se aproximarmos a vela do espelho, devemos afastar o anteparo para coletar a imagem, pois a distância focal é constante.

Chamaremos o tamanho da imagem de Hi e o tamanho do objeto de Ho.

Hi  / Ho = | Di | / Do

O olho Humano: 

O olho, como uma máquina fotográfica, tem a capacidade de produzir imagens de objetos externos. Essas imagens são formadas sobre a retina.

No olho míope, as imagens se formam antes da retina. Corrige-se esse defeito, colocando-se uma lente divergente diante dos olhos.

No olho hipermétrope, as imagens se formam depois da retina. Para se corrigir o defeito, coloca-se uma lente convergente diante do olho. 

Autoria: Vanderlei Belchior Junior


Veja também:



Comente!

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o