Home > Física > Termologia > Temperatura do Corpo Humano

Temperatura do Corpo Humano

A temperatura corporal é regulada por uma área cerebral que recebe o nome de hipotálamo. O funcionamento dessa área se assemelha ao de um termostato que deve manter a temperatura do corpo a 37°C para manter os órgãos funcionando de modo correto.

Publicidade

A manutenção da temperatura do corpo humano é obtida por causa de trocas de calor com o ambiente, além do calor que é gerado pelos processos característicos do metabolismo. Entretanto, essa temperatura pode aumentar ou abaixar, dependendo de uma série de fatores.

Se o corpo humano for atacado, a temperatura aumenta, causando febre. Importante dizer que a febre em si não constitui um problema de saúde: ela é apenas uma reação do corpo contra algo que está fugindo da normalidade. Se o problema for uma infecção, a febre é um mecanismo de defesa do corpo para combater o agente agressor.

Publicidade

Termômetro mostrando a temperatura do corpo humano

A febre, também chamada de hipertermia, acontece porque o corpo passa a não realizar trocas de calor com o ambiente. Além disso, ele também passa a não reduzir a produção de calor. Apesar de não ser um problema de saúde e sim, em alguns casos, uma defesa, a febre muito elevada pode causar graves complicações, como convulsão.

O oposto da hipertermia é a chamada hipotermia, termo bastante conhecido entre as pessoas. A hipotermia ocorre quando a temperatura do corpo cai para menos de 35°C. Ela acontece quando se fica exposto a temperaturas muito baixas, como no caso de contato com a água muito gelada. Porém, a hipotermia também pode ser alcançada gradativamente, pela exposição a ambientes frios, sendo que vento, umidade e chuva são agravantes.

A hipotermia pode ser dividida em três tipos: leve, moderada e grave. A leve acontece quando a temperatura está entre 33°C e 35°C e alguns sintomas são tremores, letargia e extremidades com cor acinzentada ou arroxeada. O diagnóstico desse tipo de hipotermia pode não ser feito de forma correta por esses sintomas se parecerem com os da exaustão.

A hipotermia moderada acontece quando a temperatura está entre 33°C e 30°C. Nesta fase, os tremores são substituídos pela prostração, sono e quase inconsciência. Há desorientação, rigidez muscular e alterações de humor. Pode-se achar que a pessoa está melhorando, mas sua situação, na verdade, está piorando.

A hipotermia grave acontece quando a temperatura está abaixo de 30°C. Aqui, a pessoa já está inconsciente ou imóvel. As frequências cardíaca e respiratória quase não são percebidas, sendo preciso cuidado no manuseio da pessoa, para evitar arritmias cardíacas graves. Se não for revertida, a hipotermia grave pode levar à morte.

A temperatura aceita como normal varia entre os 36,5°C e 37°C, sendo que alterações poucas, de até um grau, não representam nenhum risco. De uma forma geral, a temperatura do corpo é mais baixa logo pela manhã e, à tarde e à noite, está mais elevada. Uma situação que faz com que a temperatura suba normalmente é a menstruação e também a ovulação.

Equação do balanço térmico

O equilíbrio térmico do organismo é descrito pela equação: M +- C +- H +- R – E = zero

• M = calor gerado pelo metabolismo
• C = calor trocado por condução
• H = calor trocado por convecção
• R = calor trocado por radiação
• E = calor perdido por evaporação

M = Metabolismo: O organismo libera calor na taxa de 20 a 500 kcal/hora

C = Condução: É o calor transferido entre o corpo e os objetos (vestimentas) através do contato físico direto. Normalmente é pequeno devido à baixa condutibilidade das vestimentas.

H = Convecção: É a troca de calor entre o corpo e os fluidos que o envolvem. Pode ser grande, dependendo da velocidade do ar em volta do corpo.

R = Radiação: É a troca de calor entre o corpo e os outros corpos materiais através de emissões radioativas.

E = Evaporação: É a perda de calor que acontece na mudança de fase da água pro vapor.

A evaporação depende da umidade do ar, uma vez que esta indica a quantidade de vapor que o ar pode receber. Depende também da velocidade do vento. Quanto mais seco o ar, mais fácil a evaporação. O movimento do ar auxilia a evaporação pois tira a camada saturada das proximidades da pele.

Limites do corpo humano

O corpo humano resiste atingir a temperaturas próximas de 39 ºC durante curtos períodos de tempos.

A partir de 41 ºC o mecanismo regulador entra em colapso, assim como os tecidos e principalmente o cérebro.

Aos 42 ºC sobrevém a morte.

Curiosidade

A temperatura do corpo humano não fica estabilizada o dia inteiro. Ela sobe para 37,2 às 5 ou 6 da tarde e vai caindo para 36 graus durante a madrugada.

Por: Ingrid Costa Melo de Souza

Veja também:

Publicidade

Comentários