Home » Geografia » Nova York

Nova York

Nova York (estado), é um dos estados da zona atlântica media dos Estados Unidos; limita-se ao norte com as províncias canadenses de Ontário e Quebec; a leste com Vermont, Massachusetts e Connecticut; a sudoeste com o oceano Atlântico, ao sul com New Jersey e Pensilvânia e ao oeste com Pensilvânia e Ontário. As cidades principais são Albany (a capital), Nova York, Buffalo, Rochester, Yonkers e Siracusa. A geografia de Nova York é muito diversificada e compreende sete regiões principais: as terras baixas do São Lourenço, as terras altas de Adirondack, as terras baixas dos grandes lagos orientais, o planalto dos Apalaches, as terras baixas de Hudson-Mohawk, as terras altas de Nova Inglaterra e a planície costeira atlântica. A bacia dos grandes lagos-São Lourenço drena a maior parte da água do centro e do oeste do estado. Além disso existem outros rios importantes como o Niagara (Ver Cataratas do Niagara), o Hudson, o Mohawk, o Allegheny, o Susquehanna e o Delaware. O clima de Nova York e continental úmido. Em torno de 53% de sua superfície está coberta por bosques. Entre as principais espécies arbóreas se encontram a bétula, o bordo de açúcar e bordo vermelho. Os recursos minerais mais importantes são: sal, cal, areia, cascalho, gás natural, petróleo, ferro, zinco e prata. A indústria de derivados lácteos é a principal ocupação agropecuária, embora a comercialização de carne bovina e de produtos suínos, ovinos e de aves domésticas constitua uma fonte de renda considerável. Os principais cultivos são cereais, batata inglesa e produtos hortifrutícolas. A madeira é utilizada sobretudo para fabricar móveis, na construção de edifícios e na produção de papel. Os indígenas que viviam no atual estado de Nova York se dividiam em dois grupos principais: os algonquinos do vale do Hudson e de Long Island e os iroqueses da área ocidental. A colonização européia só começou depois que Henry Hudson reclamou a área dos Países Baixos em 1609. Em 1776, converteu-se no estado de Nova York. Superfície, 141.089 km2; população (1990), 17.990.455 habitantes.

Nova Iorque, ou Nova York (em inglês: New York, formato também muito utilizado em português), é uma cidade localizada no Estado americano de Nova Iorque. Nova Iorque é a cidade mais populosa do país. Localizada no nordeste dos Estados Unidos, Nova Iorque é uma das cidades mais importantes e influentes do mundo, onde está localizado o principal centro financeiro mundial, bem como a sede da ONU.

Desde sua fundação, em 1625, Nova Iorque têm sido um dos principais destinos de imigrantes, vindos de todas as partes do mundo, que fizeram de Nova Iorque uma cidade altamente cosmopolita, e a uma das mais diversificadas etnicamente do mundo.

As empresas financeiras e comerciais que operam na cidade possuem um papel primário na economia dos Estados Unidos e do mundo. Os bancos e as bolsas de valores instaladas na cidade ajudam a financiar a maioria das empresas americanas. Nova Iorque é uma cidade que não pára no tempo. Várias empresas, shopping centers e outros estabelecimentos comerciais, bem como seu sistema de transporte público (ônibus e metrô) operam 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isto fez com que a cidade fosse cognominada de The City That Never Sleeps (A Cidade Que Nunca Dorme).


Geografia

A cidade de Nova Iorque está localizada no extremo sul do Estado de Nova Iorque, no nordeste dos Estados Unidos. Nova Iorque localiza-se em um arquipélago, na foz do Rio Hudson, ocupando toda a ilha de Manhattan, bem com o oeste de Long Island. Apenas o distrito de Bronx está localizado no continente. As coordenadas geográficas de Nova Iorque são 40°47' Norte e 73°58' Oeste.


Região metropolitana

A região metropolitana de Nova Iorque possui cerca de 19,7 milhões, a qual inclui 26 condados nos Estados de Connecticut, Nova Iorque e Nova Jérsei (mais os cinco que constituem a cidade, elevando o número total de condados para 31), abrangendo uma grande zona da costa leste dos Estados Unidos.


Clima

Nova Iorque possui um clima temperado continental úmido, possuindo quatro estações bem definidas. Localizado perto de grandes massas de água, a temperatura na cidade tende a flutuar menos do que em áreas localizadas no interior do continente. O tempo em Nova Iorque é instável, porém, podendo baixas temperaturas e tempestades de neve ocorrerem perto do fim da primavera ou logo no início do outono.


Demografia

Os habitantes da cidade são chamados de "nova-iorquinos" (New Yorkers). A população da cidade representa diversas nacionalidades e etnias, que fazem de Nova Iorque a cidade mais multicultural do mundo. Nos primórdios de sua história, na década de 1650, Nova Iorque, então, Nova Amsterdão, possuía apenas mil habitantes. Mas mesmo assim, 18 idiomas diferentes eram falados no pequeno assentamento. Desde então, pessoas vindos das mais diversas partes do mundo trouxeram suas tradições, cultura, habilidades e estilos de vida para a cidade de Nova Iorque.


Desde 2001

Em 11 de setembro de 2001, nos Ataques de 11 de Setembro, ambas as torres do World Trade Center foram atingidas por dois Boeing 767, causando a completa demolição delas. O Pentágono também foi atingido por um 767 seqüestrado, bem como um quarto avião, também um 767, foi abatido pela Força Aérea dos Estados Unidos da América. Aproximadamente três mil pessoas morreram, no total. Após este atentado, o pior na história americana desde o Ataque japonês a Pearl Harbor, foi realizada a limpeza dos destroços na área onde ficava o World Trade Center, conhecida como Ground Zero. O Freedom Tower será construída em seu lugar. Sua inauguração está prevista para 2009, e será um dos prédios mais altos do mundo, possivelmente o mais alto do continente.

Os ataques de 11 de setembro causaram grande impacto na cidade. Problemas de saúde, resultante da formação de grande quantidade de poeira, quando as torres desabaram, causaram e ainda continuam a causar problemas respiratórios em vários habitantes da cidade. Inúmeras pessoas, especialmente crianças, foram afetadas por problemas psicológicos. Apesar destes efeitos negativos, o ataque também criou um senso de orgulho "nova-iorquino" entre os habitantes da cidade, e o medo de possíveis ataques terroristas caiu dramaticamente.

 

Educação

Nova Iorque possui o maior sistema de educação pública e privada de qualquer cidade dos Estados Unidos da América. O Conselho de Educação da Cidade de Nova Iorque controla um total de 960 escolas, que são responsáveis pela educação de mais de um milhão de estudantes.


Veja também:



Comente:



Receba atualizações do site:

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o