Home Guia de Profissões > Administrador de Empresas

Administrador de Empresas

O administrador de empresas é o profissional formado em todas as áreas que são necessárias para se gerir bem uma empresa. Ele organiza, planeja e mantém todos os processos internos da empresa, seja financeiro, tecnológico, atividades, recursos humanos, orçamento, dentre outros. Ele deve aplicar, de forma correta, todos os recursos para que a empresa ou organização atinja o seu objetivo.

É o profissional que procura as soluções para todos os tipos de problemas administrativos que existem em uma empresa. Ele precisa saber gerir vários tipos de recursos, manter vários processos ao mesmo tempo, ter boa capacidade de análise, estar bem informado sobre todos os processos da empresa, ter uma boa noção dos custos de cada processo para a empresa e o retorno.

Um bom administrador de empresas identifica gastos desnecessários e os soluciona, maneja bem os recursos humanos para que todos estejam trabalhando de forma eficiente, garante que não há falhas na comunicação entre os departamentos, e analisa, também, o orçamento.

Administrador

Mercado de Trabalho

O administrador de empresas pode trabalhar não só na área de administração, como de produção, recursos humanos, finanças, cooperativas, comércio exterior, controladoria, marketing, dentre outras. É uma formação com um mercado muito amplo, mas também com uma ampla concorrência.

Opções de Trabalho

Essa é uma das profissões mais requisitadas por empresas no Brasil. Em todas as áreas e de todos os tamanhos.

O administrador de empresas pode trabalhar em empresas de todas as áreas. A grande maioria das grandes empresas contratam os administradores primeiro como trainees. É uma ótima oportunidade, para um recém-formado na área, entrar nos programas de trainees das grandes empresas e crescer nelas.

Essa profissão também acha muitas oportunidades em empresas e cargos públicos, tendo muitos concursos públicos que cobram diploma e/ou conhecimento nessa área. O administrador de empresa também pode se especializar no gerenciamento de áreas mais específicas como recursos humanos, administração esportiva, administração financeira, administração hoteleira, administração hospitalar, administração pública (muito boa para concursos e cargos públicos), administração e produção, administração rural, comércio exterior, marketing, logística, dentre outras.

Formação

A graduação mais ofertada do Brasil, o bacharelado de Administração de Empresas dura uma média de oito semestres.

As melhores instituições que oferecem o bacharelado são: UFC (Fortaleza), UnB (Brasília), PUC/GO (Goiânia), UFMG (Belo Horizonte), UFJF (Juiz de Fora), UFU (Uberlândia), UFV (Vitória), UFMT (Cuiabá), UFPE (Recife), FGV, PUC-Rio, UFRJ (Rio de Janeiro), UCS (Caxias do Sul), ESPM-Sul, UFRGS (Porto Alegre), UFSM (Santa Maria), UFSC (Florianópolis), PUC-Campinas, USP (Ribeirão Preto e São Paulo), Fecap, FGV-Eaesp, FIAP, Insper, Mackenzie, USP (São Paulo).