Home » Guia de Profissões » Administrador Público

Administrador Público

Criatividade, ética e respeito ao interesse social, para tornar o serviço público mais eficaz, são algumas das responsabilidades dessa profissão. 

Sintonia com a legislação, conhecimento da máquina estatal, criatividade na distribuição de verbas: com essas qualidades, o administrador público pode começar bem seu trabalho. Nesse cargo, ele vai lidar com o funcionamento das instituições que atendem a população, como uma escola, por exemplo. Será o administrador público quem irá avaliar os pedidos e alocar verbas para equipar melhor determinada unidade (reformas, contratação de pessoal etc.), para que, assim, a escola possa prestar um atendimento adequado às crianças e às suas famílias.

O cotidiano do administrador público envolve certa dose de conflitos, causados pela insatisfação tanto do funcionalismo como da clientela atendida, devido à morosidade da máquina estatal. Assim, sempre sob o primado da ética, ele precisa de criatividade para desempenhar suas atividades e atuar como um agente de mudanças, tornando o serviço público mais eficaz. Diferentemente do administrador de empresas, sua formação é voltada para o interesse social e não para a busca do lucro.

Nos últimos anos, o mercado para os administradores públicos tem-se mostrado promissor, pois a profissionalização e a modernização do serviço público exigem que essas áreas sejam comandadas por funcionários de carreira e não por políticos. O processo de descentralização de vários serviços públicos, com as prefeituras assumindo cada vez mais responsabilidades, tem aumentado o campo de trabalho desse profissional, que traça as políticas sociais do município e gerencia a máquina administrativa. As ONGs, fundações e entidades assistenciais também são um bom campo de trabalho.

Os cursos incluem disciplinas como Administração, Direito Administrativo, Finanças, Ciência Política, Marketing e Recursos Humanos. Como na maioria das áreas administrativas, o profissional deve procurar fazer cursos extracurriculares, dominar dois ou mais idiomas e ter boa formação geral.

Administrador público

Mercado

Em alta. O excesso de burocracia que tira a agilidade dos serviços públicos aumenta a necessidade desse administrador. No entanto, é bom lembrar que o ingresso nessa função acontecerá sempre por meio de concurso, com exceção dos cargos de confiança. 
 

Opções de trabalho

• Trabalhar para a União, o Estado ou os Municípios. O administrador público pode direcionar sua carreira para diversas áreas, como finanças, marketing, recursos humanos, direito tributário, entre outras.

• Atuar em ONGs, entidades assistenciais ou fundações privadas.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 1.600,00 

Formação

8 a 10 semestres, de acordo com a universidade.

Bacharelado em Administração de Empresas com habilitação em Administração Pública: UFBA-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; Faesa-Vitória/ES; UFJF-Juiz de Fora/MG; UFPE-Recife/PE; Fecea-Apucarana/PR; PUC-Rio de Janeiro/RJ; Furg-Rio Grande/RS; UFSC-Florianópolis/SC; ESPM-São Paulo/SP; FGV-São Paulo/SP; USP-Ribeirão Preto/SP; USP-São Paulo/SP.

Bacharelado em Administração Pública: Fundação João Pinheiro-Belo Horizonte/MG; Unesp-Araraquara/SP.


Comente!

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o