Home > Guia de Profissões > Administrador Público

Administrador Público

Os profissionais bacharel na área de Administração Pública é o administrador totalmente especializado nos gerenciamentos de instituições de cunho governamental e na elaboração e acompanhamento de todas as políticas públicas.

A partir destas instituições, os administradores elaboram, coordenam e avaliam todas as políticas que tem o objetivo de atender a demandas de um coletivo. A organização da infraestrutura, a logística e a operação nas campanhas de vacinação ou construção de moradias são algumas das atividades de alçada destes profissionais.

Apesar do nicho principal ser o setor público, o profissional encontra muitas oportunidades em ongs ou empresas privadas na articulação das ações relacionadas a parcerias com o governo. É possível ainda ingressar na carreira com cursos superiores na área de tecnologia.

Como está o mercado de trabalho para estes profissionais?

É uma tendência mundial onde o Brasil não escapa de forma alguma, o Estado, e nestas três esferas de governo, tanto municipal, como estadual e federal, é possível recorrer cada vez mais ao terceiro setor para implementar as políticas públicas.

Isto com a finalidade de participar da implementação das mesmas em ongs, que precisam se profissionalizar e por isso recorrem a estes profissionais.

Há ainda uma boa demanda por profissionais em todo o país, mas a cidade de Brasília e a região Sudeste é onde encontram-se o maior número de vagas.no estado do Rio de Janeiro, o banco Nacional de desenvolvimento econômico e social, além do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que são os principais e tradicionais empregadores.

Administrador público

Entre as melhores instituições que possuem este curso podemos citar:

MG Belo Horizonte EG-FJP. SP Araraquara Unesp. São Paulo USP Gestão de Polít. Públ, MG Belo Horizonte UFMG Ciên. do Estado; Gestão Públ. SC Florianópolis Udesc.

Sobre o curso

Os cursos de bacharelado possuem muitas matérias em comuns com cursos de administração tradicionais. A grande diferença está que é o objeto ser administrado, e no caso de projetos e organizações de esferas públicas.

Para tudo isto, existem algumas disciplinas específicas, entre elas as de finanças para administradores públicos, e gestão de pessoas de setores públicos. Geralmente as faculdades exigem dos alunos uma monografia de conclusão de curso.

A duração média de curso é de quatro anos.

Comentários