Home > Guia de Profissões > Administrador Rural

Administrador Rural

Se o administrador é o profissional responsável por gerenciar uma determinada empresa e organização, fazendo com que ela atinja os seus objetivos, o administrador rural é o profissional que acaba se especializando no gerenciamento de empresas que atuam neste segmento rural, que é de fundamental importância não apenas para os empresários, mas também para a economia como um todo.

Durante muito tempo, os profissionais que trabalhavam no segmento rural, especialmente na parte de gestão, evitavam utilizar ferramentas modernas e tecnologia, uma vez que o processo sempre foi bastante arcaico. Muitos negócios rurais também eram empresas familiares, o que sempre acaba dificultando determinados tipos de avanços e evoluções.

Mas hoje em dia este cenário é completamente diferente, e as empresas do setor agrícola acabaram tendo que se adaptar para conseguir se diferenciar em um nicho cada vez mais competitivo. A ideia de que sempre existe mercado para todo mundo quando o assunto é rural não é mais bem assim nos dias de hoje, e é importante cuidar da gestão para que a companhia não acabe dando prejuízo.

Administrador Rural

O surgimento e a consolidação da figura do administrador rural é uma grande prova disso, uma vez que este profissional investe em formação e conhecimento, além de aplicar técnicas modernas e diferenciadas de gestão, permitindo que as empresas do setor agrícola consigam se desenvolver de forma sustentável e aguentar, com mais força, momentos de crise.

Além disso, o profissional que se forma na área de administração rural também acaba tendo uma importante participação em outras atividades diversas, como é o caso de projetos específicos para o segmento rural, tanto na iniciativa privada quanto também no poder público.

Opções de trabalho e mercado

O mercado para o administrador rural pode ser considerado em alta. Apesar da quantidade de empresas do setor rural se manter estável no Brasil nos últimos anos, elas estão passando por um processo de modernização, o que acaba abrindo um grande campo de atuação para todo mundo.

O grande mercado para o profissional de administração com especialização no segmento rural ainda está localizado no interior dos estados.

Remuneração

A média do salário inicial de um administrador rural fica em torno dos R$ 1.800,00, mas que aumenta facilmente e rapidamente, especialmente quando eles conseguem vagas em grandes empresas do setor rural.

Formação

Existe um curso de Bacharelado em Administração Rural oferecido em algumas instituições de nível superior, como Fundação Gildásio Amado-Colatina/ES; UFLA-Lavras/MG; UFRPE-Recife/PE; Urcamp-Bagé/RS; UFRRJ-Rio de Janeiro/RJ; Esalq-USP-Piracicaba/SP.