Home » Guia de Profissões » Administrador Rural

Administrador Rural

Administrador Rural

Sua função é aumentar a lucratividade de empresas agropecuárias e agroindustriais, com o uso da tecnologia aliada ao conhecimento de outros profissionais. 

Atento às novidades das áreas administrativa e tecnológica, esse profissional busca o melhor rendimento nas atividades rurais. A base de seu trabalho está na racionalização do uso de tecnologia nos empreendimentos agropecuários e na elaboração de projetos de gestão. Para isso, contará com a colaboração de outros especialistas, como zootecnistas, veterinários, agrônomos e engenheiros. A obtenção de linhas de crédito também está entre suas atribuições.

Especializar-se em cooperativas é uma boa opção, pois esse tipo de empresa rural cresceu em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. As cooperativas são voltadas principalmente para a produção e comercialização de produtos hortigranjeiros.

Os grandes mercados para o administrador rural estão no interior do país, que vem mostrando maior pujança econômica que os grandes centros urbanos. Os que optarem por atuar no campo se beneficiarão também da melhor qualidade de vida nessas regiões. Nos centros urbanos, a rede interligada de produção, indústria e comércio de produtos agropecuários, denominada agribusiness, criou também novos campos de trabalho.
Os cursos superiores em Administração Rural oferecem, entre outras, as seguintes disciplinas: Administração, Horticultura, Legislação Rural, Manejo e Conservação do Solo. Os bacharéis em Administração de Empresas que quiserem entrar na área farão um curso de especialização, podendo transferir-se para o setor rural correlato àquele em que já atuavam (marketing, recursos humanos etc.).

O administrador rural, assim como os demais especialistas em Administração, deverá aprimorar sua capacidade de análise, senso de organização e criatividade para ser bem-sucedido na carreira.

Mercado

Em alta. A ênfase na exportação de produtos agrícolas dos últimos governos brasileiros e a modernização das lavouras estão ampliando o mercado de trabalho nas regiões Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. Os acordos internacionais e a atuação do governo brasileiro na Organização Mundial de Comércio, em defesa dos produtos nacionais, vêm incrementando o setor que atualmente se denomina agribusiness. 

Opções de trabalho

Atuar em fazendas, cooperativas rurais, sítios e em todo o tipo de empresas agropecuárias. Pode desenvolver atividades diversas, como administração financeira, marketing, comércio e exportação e recursos humanos, assim como executar projetos ou fazer controle de produção. 

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 1.600,00. 

Formação

8 semestres em média

Bacharelado em Administração Rural: Fundação Gildásio Amado-Colatina/ES; UFLA-Lavras/MG; UFRPE-Recife/PE; Urcamp-Bagé/RS; UFRRJ-Rio de Janeiro/RJ; Esalq-USP-Piracicaba/SP.


Comentários:

Receba atualizações do site:

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o