Agrônomo

O agrônomo é um profissional que está presente no dia a dia das pessoas há muitos e muitos anos, mas nas últimas décadas eles acabaram passando por uma série de mudanças na sua rotina de trabalho, especialmente com o surgimento de uma série de cursos que permite a formação técnica e tecnológica destas pessoas.

Ele acaba tendo como principal responsabilidade a lida no campo, possibilitando que as pessoas tenham o que comer na sua mesa, sendo que boa parte dos alimentos consumidos por pessoas no mundo inteiro saem diretamente do campo.

Mas o agrônomo nem sempre é o profissional que acaba colocando a mão na massa, já que esta acaba sendo uma questão mais voltada para a ciência e as pesquisas que podem ser feitas dentro desta área agrícola. Apesar de ser uma das atividades mais antigas da história da humanidade, o avançar da ciência acaba criando uma série de ferramenta e de procedimentos que permitem com que estes profissionais consigam melhorar as condições de trabalho, ao mesmo tempo que conseguem dar mais atenção para as questões de qualidade.

Agrônomo

Dentre as atividades eu podem fazer parte do dia a dia dos agrônomos estão as seguintes: determinar os cereais que melhor se adaptam ao solo, descobrir remédios para as doenças de árvores frutíferas ou estudar as trocas gasosas na fermentação do cacau, dentre uma série de outras.

Nos últimos anos este profissional também passou a trabalhar e cuidar de assuntos mais relacionados com a administração e com a gestão dos negócios que estão diretamente relacionados ao segmento agrônomo.

Opções de trabalho e mercado

O mercado agrônomo pode sempre ser considerado estável. Primeiramente, existe uma grande quantidade de pessoas, há algumas décadas atrás, que acabaram saindo do interior e do campo rumo as cidades. Agora, existe um movimento contrário, com as pessoas voltando para o campo e para o interior, com o objetivo de ir atrás de algumas destas vagas, muitas delas abertas por empresas do setor agrícola.

Aqueles profissionais que possuem uma visão mais empresarial deste negócio também encontram diversas oportunidades de trabalho, sendo que muitas destas vagas são chamadas de agribusiness. Estes profissionais ainda podem trabalhar com consultorias, dentro de escritórios que ajudam outras empresas que atuam nesta área.

Remuneração

O vencimento médio que é oferecido para o agrônomo quando ele está começando a trabalhar gira em torno dos R$ 2 mil.

Formação

O curso superior em agronomia dura, em média, 4 anos.