Ator

Esse profissional pode trabalhar em teatros, emissoras de televisão e de rádio, oficinas culturais, empresas públicas e privadas e em universidades.

Publicidade

Trabalho, dedicação, persistência, disposição e uma boa dose de talento. Esses são os requisitos para se tornar ator. Para quem vê de fora, a profissão pode parecer glamourosa e rentável; mas não é bem assim. Quem quer ver seu nome brilhando na porta do teatro ou na telinha precisa de fôlego para enfrentar um mercado saturado e competitivo, invadido por dezenas de jovens que saíram não das escolas de artes cênicas e sim de agências de modelos.

Contudo, estudar muito e ter paixão pelo trabalho pode ser compensador. Todo ator, iniciante ou consagrado, como Fernanda Montenegro e Marília Pêra, vibra quando faz a platéia se emocionar e refletir sobre o que está acontecendo no palco.

A rotina de um ator é estafante. Os ensaios e preparativos para uma peça, filme ou novela costumam exigir mais de 12 horas por dia de dedicação, além de render pilhas de textos para decorar em casa. A cada trabalho, o ator tem de ler e pesquisar muito, além de discutir o texto em grupo para construir seu personagem.

Hoje, não basta saber representar. Cantar e ter bom preparo físico para dançar tornaram-se parte das obrigações do ator. Além disso, é preciso conhecer todos os aspectos de uma produção teatral, por exemplo, da elaboração do roteiro à escolha do cenário, da iluminação ou das melhores formas de divulgar o espetáculo. É preciso, ainda, ter disposição para correr atrás de patrocínios, além de manter-se atualizado, assistindo às principais montagens em cartaz, o que também abre oportunidade de contatos profissionais.

Publicidade

Cadastrar-se em agências e produtoras e estabelecer contatos com profissionais dessas áreas ajuda a abrir caminho para atuar em filmes publicitários, um dos mercados que mais contratam atualmente. Ator

Mercado

Estável. Mas sempre depende da movimentação cultural de cada cidade e da política cultural das administrações. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre mantêm um bom volume de produções, o que movimenta a área.

Opções de trabalho

Além de espetáculos, o ator pode fazer animação de festas, apresentação em convenções, participar de programas de segurança em empresas, fazer filmes publicitários.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 1.200,00.

Formação

8 semestres.

Bacharelado em Artes Cênicas: UFBA-Salvador/BA; Ufes-Vitória/ES; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; FAP-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ, Unirio-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS-Porto Alegre/RS; Unicamp-Campinas/SP, USP-São Paulo/SP; Universidade Anhembi Morumbi-São Paulo/SP; USJT-São Paulo/SP.