Guia de Profissões

Botânico

Esse profissional estuda a flora, faz pesquisas em laboratórios, presta consultoria e trabalha na área de cosméticos.

O Brasil possui a maior variedade de espécies vegetais do mundo. O país tem desde plantas que sobrevivem à aridez do sertão nordestino até os milhares de vegetais próprios da densa Floresta Amazônica. Tudo isso é campo de estudo do botânico.

A Botânica é a ciência que estuda as espécies vegetais. As atividades profissionais de um especialista nesta área são variadas: ele pesquisa a evolução dos vegetais, identifica e classifica cada um deles, analisa de que maneira fatores ambientais como água, luz e nutrientes do solo interferem no desenvolvimento das plantas, entre outros exemplos.

Embora no Brasil a maior parte dos botânicos atue no setor público – área que nos últimos tempos tem contratado poucos profissionais –, o mercado para o especialista é diversificado. Uma das possibilidades é trabalhar em laboratórios, elaborando estudos a respeito da flora para o desenvolvimento de produtos cosméticos e alimentícios. Ele também pode participar de pesquisas de melhoria genética, para aumentar a produtividade das plantas e sua resistência a pragas. Ou ainda atuar como consultor técnico de empresas, elaborando laudos de impacto ambiental – parecer técnico sobre obras com suspeita de comprometer a natureza; ou prestar assessoria para empresas de paisagismo, sugerindo as plantas mais adequadas para cada ambiente. Além disso, muitos botânicos dedicam-se ao ecoturismo, enriquecendo as informações que o guia fornece aos turistas, e ao magistério, lecionando biologia no ensino médio. Botânico

Mercado

Em baixa. As principais vagas são oferecidas pelo setor público, que ultimamente não tem contratado botânicos.

Opções de trabalho

Atuar em indústrias de cosméticos e em empresas ligadas ao setor alimentício, prestar assessoria para empresas de paisagismo e lecionar em faculdades ou no ensino médio (biologia).

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 1.360,00.

Formação

8 semestres.

Bacharelado em Biologia: UCSal-Salvador/BA; Ufes-Vitória/ES; UCG -Goiânia/GO; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; PUC-Curitiba/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; USP-São Paulo/SP; Unicamp-Campinas/SP; UnB-Brasília/DF; PUC-Campinas/SP; PUC-Rio de Janeiro/RJ; PUC-Belo Horizonte/MG; em Agronomia: USP-Piracicaba/SP; Unesp-Botucatu/SP.