Home » Guia de Profissões » Cirurgião

Cirurgião

Cirurgião

Seu trabalho é intervir no corpo do paciente, em geral com o auxílio de instrumentos, para tratar lesões e deformidades ou melhorar a estética. 
 
As possibilidades de trabalho do médico cirurgião são quase tão amplas quanto as especialidades médicas: cirurgia cardiovascular, pediátrica, plástica, torácica, urológica, ginecológica, do sistema digestório, neurocirurgia e tantas outras, cada uma com características e dificuldades próprias.

Os requisitos para tornar-se um bom profissional são os mesmos em todas as áreas da cirurgia: o médico precisa ter habilidade com as mãos, ser observador e capaz de tomar decisões com responsabilidade e ousadia, rapidez e segurança, além de equilíbrio emocional para suportar o sofrimento ou a morte de um paciente, realidades que fazem parte de sua rotina. O cirurgião tem de estar disposto a atender a emergências, dar plantões, além de esforçar-se para manter-se constantemente atualizado.

Na prática, há algumas particularidades em cada área de atuação. Na cirurgia cardiovascular, por exemplo, o profissional tem de contar com uma equipe de trabalho, já que em geral as operações exigem a presença de dois médicos assistentes – normalmente cirurgiões em início de carreira –, um anestesista e alguns técnicos.

A realidade de trabalho de um médico especializado em cirurgia urológica, por sua vez, é diferente – em geral, ele próprio examina o paciente, faz o diagnóstico e realiza a cirurgia, apenas com a ajuda de anestesista e técnicos.

O cirurgião plástico é um dos médicos de maior destaque na atualidade devido à relevância assumida pelas cirurgias de caráter estético nas últimas décadas. Contudo, seu mercado pode ser mais restrito, pois os convênios de saúde normalmente não oferecem cobertura para cirurgias estéticas.

O cirurgião plástico que não se estabelece em consultório particular tem a opção de empregar-se em clínicas, hospitais ou prontos-socorros, onde o trabalho envolve cuidar de pacientes com queimaduras, deformidades causadas por acidentes, tumores etc. Nesse caso, os ganhos salariais são bem menores.

Mercado 

Estável. Nos maiores centros urbanos o número de profissionais em atividade é grande e o mercado é competitivo. No interior do país e em cidades menores há menos cirurgiões, o que pode aumentar as chances de emprego, tanto no setor público quanto no privado. A cirurgia plástica é a especialidade que encontra melhor remuneração.

Opções de trabalho 
 
• Atuar em hospitais e clínicas do setor público ou privado.
• Pesquisar em centros médicos.
• Lecionar em faculdades.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 2.100,00 (20h/semana)

Formação 
 
12 semestres de Medicina + 2 anos de residência em Cirurgia Geral ou 3 anos em áreas específicas.

Bacharelado em Medicina: UFBA-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia-Vitória/ES; UFG-Goiânia/GO; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; UFPR-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC; Unicamp-Campinas/SP; USP-São-Paulo/SP; Unesp-Botucatu/SP; Unifesp-São Paulo/SP; USP-Ribeirão Preto/SP; Santa Casa-São Paulo/SP; Famema-Marília/SP; Famerp-São José do Rio Preto/SP; FFFCMPA-Porto Alegre/RS; PUC-Campinas/SP; PUC-Porto Alegre/RS; UEL-Londrina/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFF-Rio de Janeiro/RJ; UFU-Uberlândia/MG.

Residência em Cirurgia Geral: Hupes/UFBA-Salvador/BA; Santa Casa de Misericórdia-Vitória/ES; Hospital Cajuru-Curitiba/PR; HC/UFRGS-Porto Alegre/RS; HC/USP-São Paulo/SP; Unifesp-São Paulo/SP;
em Cirurgia Plástica: HC/UFBA-Salvador/BA; Unifesp-São Paulo/SP, HC/USP-São Paulo/SP;

em Cirurgia Cardiovascular: HC/UFBA-Salvador/BA; HC/UFRGS-Porto Alegre/RS; Incor-USP-São Paulo/SP;

em Cirurgia Urológica: Unifesp-São Paulo/SP; HC/USP-São Paulo/SP;

em Cirurgia do Aparelho Digestivo: HC/UFRGS-Porto Alegre/RS; Unifesp-São Paulo/SP.


Comentários:

Receba atualizações do site:

© Todos os direitos reservados à Cola da Web.com
Siga-nos:
O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.