Home Guia de Profissões > Dermatologista

Dermatologista

Além de cuidar de patologias da pele, esse profissional é procurado para melhorar a aparência dos pacientes.

Publicidade

O dermatologista trata de todas as doenças da pele, mesmo quando causadas por patologias originadas em outras partes do organismo. A prevenção contra o câncer e o envelhecimento precoce também são áreas de atuação desse profissional, ao lado de tratamentos estéticos. Para tornar-se um médico com essa especialidade, o estudante deve fazer um curso superior de Medicina e, depois, dois anos de residência em Clínica Geral e outros dois anos, no mínimo, de residência em Dermatologia.

Dentro do campo da Dermatologia há muitas opções de especialização, além do tratamento de doenças. As pesquisas sobre os efeitos da exposição da pele à poluição e aos raios solares avançaram muito nas últimas décadas, trazendo novos medicamentos e métodos e tornando a população mais esclarecida. Além disso, há uma verdadeira corrida aos consultórios dermatológicos em busca de tratamentos que retardem o envelhecimento ou diminuam rugas, cicatrizes e marcas de expressão. Paralelamente, há a área cirúrgica, que pode ser tanto estética como terapêutica.

Hoje, aumentam as exigências das entidades de classe em relação às qualificações que devem ter os profissionais em atividade. Para receber o título de especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é necessário que o profissional se submeta a um Exame de Qualificação, realizado pela entidade em convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB). A cada cinco anos, esse título é revalidado mediante novo exame.

Como todo profissional da Medicina, o dermatologista deve procurar atualizar-se constantemente, por meio de cursos e participação em congressos. Dermatologista

Publicidade

Mercado

Estável. Além do tratamento de patologias da pele, atividade básica de atuação desse profissional, a área estética é um campo de trabalho amplo, mas o crescimento do número de clínicas estéticas (muitas sem a presença de um profissional habilitado) tem sido exagerado, aumentando a oferta desse tipo de tratamento à população e acirrando a concorrência.

Opções de trabalho

• Estabelecer-se em consultório particular ou em clínicas coletivas.
• Trabalhar em hospitais e postos de saúde.
• Dedicar-se ao ensino acadêmico ou à pesquisa científica.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 2.100,00 (20h/semana).

Formação

12 semestres de Medicina + 2 anos de residência em Clínica Geral + 2 anos de residência em Dermatologia

Bacharelado em Medicina: UFBA-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia-Vitória/ES; UFG-Goiânia/GO; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; UFPR-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC; Unicamp-Campinas/SP; USP-São-Paulo/SP; Unesp-Botucatu/SP; Unifesp-São Paulo/SP; USP-Ribeirão Preto/SP; Santa Casa-São Paulo/SP; Famema-Marília/SP; Famerp-São José do Rio Preto/SP; FFFCMPA-Porto Alegre/RS; PUC-Campinas/SP; PUC-Porto Alegre/RS; UEL-Londrina/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFF-Rio de Janeiro/RJ; UFU-Uberlândia/MG.

Residência em Dermatologia: HC-Unicamp-Campinas/SP; PUC-Curitiba/PR ; UFG-Goiânia/GO; HC-USP-São Paulo/SP; Uerj-Rio de Janeiro/RJ.