Home > Guia de Profissões > Endocrinologista

Endocrinologista

O profissional endocrinologista é o profissional de especialidade médica da endocrinologia. A área estuda o funcionamento e a ação de hormônios no organismo humano, bem como toda a sua influência da fisiologia humana. Todos os hormônios são substâncias químicas de cunho específico. Por isso o profissional é o responsável por verificar condições do sistema hormonal do paciente, e se for necessário orientar algum tipo de tratamento.

Saiba mais sobre as características necessárias do profissional nesta área

O profissional é um especialista médico e por isso deverá gostar de medicina e de ajudar todas as pessoas. Outras características interessantes são a responsabilidade, bem como a flexibilidade, e a capacidade de lidar com pessoas de capacidade de organização, além de visão de diagnóstico e de raciocínio rápido.

Qual a formação necessária para este profissional?

A área de endocrinologia é uma especialidade da medicina, em contrapartida para se tornar um profissional nesta área é necessário contar com um diploma de curso superior na área de medicina, e além de curso de especialização na área de endocrinologia.

E por ser uma profissão relacionada a área de saúde é bem importante que os profissionais possam se atualizar de forma constante por meio de cursos e treinamentos bem como congressos, para que desta forma possa ficar por dentro de todas as atualidades e as novidades desta área.

Endocrinologista

Entre as principais atividades podemos citar:

A realização de consultas com pacientes, conversar e ainda descobrir qual é o problema indicado para analisar características da problemática, e investigar o histórico médico dos pacientes e ainda solicitar exames clínicos e de cunho laboratorial. O profissional deverá ainda por meio de consultas periódicas toda a eficiência do tratamento, e trabalhar em conjunto com os médicos de outras especialidades se for necessário.

O mercado de trabalho para os profissionais

Por ser um profissional da área de saúde, este poderá trabalhar em diversos estabelecimentos, os mais comuns são os hospitais públicos ou particulares, clínicas e instituições de saúde, bem como centros laboratoriais, consultórios próprios, centros de pesquisa da área, de docência em universidades e faculdades.

Existem diversas instituições que possuem o curso e a especialização de qualidade, o que vale uma boa consulta para verificar a melhor oportunidade.