Home » Guia de Profissões » Endocrinologista

Endocrinologista

Endocrinologista

Há uma corrida ao seu consultório em busca do tratamento ideal para o emagrecimento. 

Endocrinologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas que produzem substâncias liberadas internamente no corpo humano, chamadas endócrinas. Essas substâncias (hormônios, neurotransmissores etc.) regulam o funcionamento de diversos sistemas do organismo. As doenças glandulares relacionam-se, em geral, ou com o excesso ou com a carência de secreção dessas substâncias.

A diminuição da taxa de insulina (produzida pelo pâncreas), por exemplo, causa uma elevação dos níveis de glicose no organismo e leva a uma doença que afeta muitas pessoas no Brasil, o diabetes.

Alterações na tireóide podem ocasionar anemia, apatia e obesidade, no caso da hipoatividade dessa glândula, e irritabilidade e aumento da atividade cardíaca, no caso de hiperatividade glandular.

Os endocrinologistas têm visto aumentar o número de pacientes principalmente em razão da procura cada vez maior por regimes de emagrecimento. Ele é o especialista médico mais indicado para cuidar desses casos. Em primeiro lugar, a obesidade pode ser provocada por alterações glandulares, de origem genética, nutricional etc. Em segundo, quem se submete a uma dieta de perda de peso pode sofrer distúrbios de metabolismo, cujo controle é feito pelo sistema glandular. Este especialista pode prescrever também remédios nos casos mais graves, como o da obesidade denominada mórbida.

Para se transformar em um bom endocrinologista, é preciso que o médico especializado nessa área tenha um bom conhecimento de clínica geral, especialmente de nefrologia, hematologia, cardiologia e neurologia, já que as doenças tratadas por esse especialista estão relacionadas com estes campos da Medicina.

Mercado

Em alta. Os casos de obesidade e de diabetes, que estão entre as principais disfunções tratadas por este especialista, vêm crescendo ano a ano no Brasil. 

Opções de trabalho

Atuar em consultórios e clínicas particulares e trabalhar em hospitais e postos de saúde. 

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 2.100,00 (20h/semana).

Formação

12 semestres de medicina + 2 ou 3 anos de residência em endocrinologia.

Bacharelado em Medicina: UFBA-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia-Vitória/ES; UFG-Goiânia/GO; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; UFPR-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC; Unicamp-Campinas/SP; USP-São-Paulo/SP; Unesp-Botucatu/SP; Unifesp-São Paulo/SP; USP-Ribeirão Preto/SP; Santa Casa-São Paulo/SP; Famema-Marília/SP; Famerp-São José do Rio Preto/SP; FFFCMPA-Porto Alegre/RS; PUC-Campinas/SP; PUC-Porto Alegre/RS; UEL-Londrina/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFF-Rio de Janeiro/RJ; UFU-Uberlândia/MG.

Residência em Endocrinologia: HC-Fortaleza/CE; HC-Porto Alegre/RS; HC-Campinas/SP, Unifesp-São Paulo/SP.


Comentários:

Receba atualizações do site:

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o