Home Guia de Profissões > Engenheiro Aeronáutico

Engenheiro Aeronáutico

A engenharia oferece uma vasta gama de possibilidades de áreas nas quais as pessoas podem atuar, e uma delas está nas alturas, ou pelo menos é a responsável por colocar as pessoas em uma posição muito acima do local onde as elas costumam estar no dia a dia.

Publicidade

O profissional que se torna Engenheiro Aeronáutico acaba sendo o principal responsável pelo desenvolvimento das mais variadas aeronaves. Os aviões acabaram revolucionando completamente o transporte das pessoas no mundo inteiro, sendo um dos itens considerados fundamentais para a sociedade globalizada. Viagens que antes poderiam durar dias, semanas, ou meses, hoje em dia podem ser feitas em horas.

Com isso, as pessoas nunca estão, realmente, longe de qualquer ponto do planeta. É claro que existem uma série de questões sociais que acabam impedindo que as pessoas fiquem indo de um ponto a outro o tempo inteiro, mas o fato é que a tecnologia que permite isso realmente existe.

O engenheiro aeronáutico também acaba sendo um importante profissional nas equipes de manutenção das aeronaves. Para isso, estas pessoas devem estar sempre buscando por atualização no mercado, uma vez que as novidades acabam tendo impacto direto na aviação, ao mesmo tempo que também precisa saber bem trabalhar em equipe, uma vez que uma avião precisa de muitas pessoas trabalhando juntas.

Engenheiro Aeronáutico

Publicidade

São poucos os profissionais que se formam nesta área da engenharia, pois isso esta é uma das profissões mais valorizadas do mundo. Mas a sua formação também costuma ser cara e muito desafiante. Somente aqueles alunos que realmente conseguem dominar as ciências extas, especialmente matemática e física, conseguem trabalha na função.

Opções de trabalho e mercado

Pelos fatos citados anteriormente, este é um mercado sempre considerado em alta, mas não tanto pela quantidade de empresas ou de vagas que são abertas, mas especialmente pela quantidade baixa de mão de obra qualificada. Estes profissionais podem tanto trabalhar nos setores de planejamento das aeronaves quanto nas indústrias de peças.

Além disso, o Engenheiro Aeronáutico também pode atuar diretamente nos aeroportos, uma vez que este profissional é fundamental na hora de criar um aeroporto que seja realmente seguro para as pessoas. Ele também pode pensar em questões logísticas que envolvem a prática da aviação como um todo.

Remuneração

Os vencimentos médios inicias de um Engenheiro Aeronáutico superam os R$ 4 mil com facilidade.

Formação

O curso de Bacharelado em Engenheira Aeronáutica tem duração média de 10 semestres, e pode ser encontrado somente no estado de São Paulo.