Guia de Profissões

Engenheiro Químico

Dentre as mais variadas formações e carreiras que podem ser seguidas pelos profissionais que desejam se tornar engenheiros, a Engenharia Química não pode ser considerada tão comum quanto a Engenharia Civil ou ainda a Engenharia de Produção. Mesmo assim, é uma área que está sendo cada vez mais procurada pelos profissionais de um modo geral.

Basicamente este é o profissional que que trabalha com os mais variados tipos de processos industriais, especialmente aqueles que empregam transformações físico-químicas. Com isso, este engenheiro acaba sendo muito importante para os processos industriais variados, que acaba sendo muito importante para a criação dos mais variados tipos de componentes e produtos, que chegam ao consumidor final.

Para conseguir chegar nestes resultados, o Engenheiro Químico cria uma série de técnicas que permite com que as extrações ou obtenção das mais variadas matérias-primas. Dentre os produtos mais comuns que acabam resultando destes processos são tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose.

O trabalho de Engenheiro Químico também acaba sendo muito importante não apenas para a criação dos produtos que chegam até o consumidor, mas também acabam sendo importantes para a criação de processos internos que permitem com que as indústrias consigam criar novos processos.

Engenheiro Químico

Uma dúvida que costuma surgir está na diferença entre as funções do Engenheiro Químico e o profissional que trabalha como Químico. O segundo basicamente trabalha dentro dos laboratórios, realizando as mais variadas análises de materiais, propondo novas combinações. Já o Engenheiro acaba se preocupando mais em escala industrial.

Portanto, este profissional está diretamente relacionado aos processos que precisam ser criados para dentro da indústria como um todo.

Opções de trabalho e mercado

Em relação ao mercado de trabalho que acaba estando disponível para o profissional que se forma como Engenheiro Químico, nos últimos anos ele está sendo considerado em alta no Brasil, especialmente em virtude dos mais variados acontecimentos. Um deles foi a descoberta do Pré-sal, já que o petróleo acaba estando diretamente envolvido nos mais variados processos de criação de outros produtos.

Uma outra área que está crescendo bastante para os profissionais que trabalham como Engenheiro Químico é a indústria farmacêutica e de cosméticos. Este profissional costuma ser contratado para formar equipes em busca de novos produtos.

Remuneração

Essa carreira possui uma boa média inicial de ganhos, ficando em torno dos R$ 4,5 mil logo no começo da carreira.

Formação

O curso de Engenharia Química, que também pode ser chamado de Engenheira Agroind. Agroquímica, dura 5 anos, em média.