Home > Guia de Profissões > Matemático

Matemático

A matemática é conhecida como a ciência dos números, e também é considerada fundamental para o desenvolvimento da ciência como um todo. Muitas pesquisas acabam criando índices que medem a capacidade de inovação que um determinado país acaba tendo em virtude do desempenho em matemática que os estudantes possuem.

Publicidade

No Brasil, a matemática é vista como um grande problema para os estudantes, que enfrentam sérias dificuldades na hora de conseguir toda a lógica por trás dos números. Mas também é verdade que muitas pessoas acabam tendo uma maior facilidade em entender a matemática.

Quando uma pessoa escolhe fazer o curso de nível superior em matemática, eles precisam escolher entre dois caminhos possíveis. A grande maioria escolhe a licenciatura, que permite com que eles trabalhem como professores. Mas também existe o caminho do bacharelado, que acabam formando os profissionais da matemática, que vão colocar o seu conhecimento para resolução dois mais variados tipos de problemas.

Publicidade

Matematico

Portanto, as características esperadas de uma pessoa que escolhe seguir por este caminho dos números acabam dependendo também da carreira que ela vai seguir. Os professores precisam mais do que apenas dominar o assunto esoclhido, mas também precisam entender de questões como didática e psicologia, especialmente os que pretendem dar aulas para crianças e adolescentes.

Já os matemáticos que seguem a carreira de bacharelado precisam encontrar uma área onde possa aplicar seus conhecimentos.

Opções de trabalho e mercado

Hoje em dia o mercado para o matemático pode ser considerado estável, mas depende sempre da carreira que ele pretende seguir. As pessoas que desejam ser professores de matemática podem acabar encontrando uma certa dificuldade para conseguir emprego, especialmente nas grandes cidades. Mas o mercado também costuma valorizar aqueles professores que conseguem ensinar matemática de uma forma diferente.

Já os matemáticos que optam por não dar aula podem trabalhar nas mais variadas áreas, sendo que o segmento de tecnologia, em franca expansão, acaba sendo muito interessante para quem deseja trabalhar com matemática aplicada. Eles também podem acabar atuando diretamente na indústria, ou ainda nos institutos de pesquisa.

Remuneração

O salário médio de um matemático no seu começo de carreira costuma girar em torno dos R$ 1,6 mil. Os professores em alguns estados do Brasil podem chegar a ganhar metade disso, mas as empresas privadas costumam pagar bem mais.

Formação

O curso de matemática, tanto de licenciatura quanto de bacharelado, pode ser encontrado com facilidade em todas as regiões do Brasil, e tem duração média de 8 semestres.

Publicidade

Comentários