Home / Guia de Profissões / Matemático

Matemático

Por meio do raciocínio abstrato, ele produz conhecimentos que embasam as inovações tecnológicas.

O avanço da informática e o uso cada vez maior da tecnologia no meio empresarial ampliaram muito o campo de aplicação do conhecimento matemático. Os cursos de Matemática dividem-se em licenciatura e bacharelado. O profissional com diploma em licenciatura está habilitado para dar aulas nas escolas de nível médio e fundamental, podendo também optar por continuar seus estudos, cursando pós-graduação e dedicando-se à pesquisa. Com o bacharelado, poderá atuar em diversos campos, como nas indústrias eletrônicas e no setor financeiro, ou ainda tornar-se pesquisador.

Na indústria, ele resolve problemas analíticos de cálculo, que servirão de base para a criação de novos produtos e desenvolvimento de tecnologias, como chips de computadores. No mercado financeiro, o matemático é o profissional mais capacitado para considerar todas as variáveis e calcular os riscos que envolvem investimentos, como a compra de ações de determinada empresa. Há ainda diversos setores de aplicação de seus conhecimentos, como cálculos para melhorar o desempenho de um atleta ou o estudo de novas possibilidades de atuação de uma empresa para aumentar sua competitividade. Assim, o matemático tem espaço assegurado em diferentes áreas e pode atuar como analista de mercado, consultor ou assessor científico de empresas, além de dedicar-se à pesquisa pura em universidades.

Matemática

Mercado

Estável. Embora o campo de trabalho do matemático tenha se ampliado nas últimas décadas, o mercado não absorve totalmente o grande número de profissionais que saem da faculdade todos os anos. Contudo, no ensino médio e fundamental ainda há carência de professores de matemática.

Opções de trabalho

• Lecionar na rede pública ou privada de ensino em todos os níveis.
• Atuar como pesquisador acadêmico.
• Trabalhar como consultor ou pesquisador na indústria, no comércio ou no setor de serviços.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ R$ 1.400,00.

Formação

8 semestres.

Licenciatura e Bacharelado em Matemática: UCSal-Salvador/BA; Ufes-Vitória/ES; UFG-Goiânia/GO; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte-Belo Horizonte/MG; UFJF-Juiz de Fora/MG; Unicap-Recife/PE; UEPG-Ponta Grossa/PR; Centro de Ensino Superior de Valença-Valença/RJ; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFSC-Florianópolis/SC; Faculdades Integradas 9 de Julho-São Paulo/SP; Unesp-São José do Rio Preto/SP; USP-São Paulo/SP; USP-São Carlos/SP; Unesp-Rio Claro/SP; UFU-Uberlândia/MG; UFF-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS-Porto Alegre/RS; Ufop-Ouro Preto/MG; UFPR-Curitiba/PR; UEM-Maringá/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFBA-Salvador/BA; UFCG-Campina Grande/PB; Unicamp-Campinas/SP; UFSCar-São Carlos/SP; UnB-Brasília/DF; UFMG-Belo Horizonte/MG; UEPE-Recife/PE; UFC-Fortaleza/CE; PUC-Rio de Janeiro/RJ; em Matemática Aplicada e Computação Científica: USP-São Paulo/SP.

Veja também

ecologo

Ecólogo

Esse profissional tem a importante missão de ajudar a sociedade a encontrar formas de preservar ...

Comentários