Pedagogo

O pedagogo é um especialista em educação. Ele pode ser um professor, sendo que muitos acabam começando ou indo parar na pedagogia, mas suas atribuições acabam sendo muito diferentes da figura que fica dentro da sala de aula, em contato direto com os alunos.

Publicidade

A figura do profissional que se forma em pedagogia acaba ficando nos bastidores das escolas ou de outras instituições de ensino. Portanto, a carreira que este profissional acaba desenvolvendo, pelo menos na grande maioria dos casos, é dentro de instituições de ensino.

Neste caso, o pedagogo acaba definindo basicamente as políticas pedagógicas que são utilizadas na instituição, municiando os professores com as ferramentas que vão permitir com que os conteúdos sejam repassados para os alunos. As metodologias de ensino geralmente são definidas por estes profissionais, e os professores utilizam sua expertise para aplicar estas metodologias dentro da sala de aula.

Publicidade

Garantir que os alunos realmente aprendam o que está sendo ensinado na escola ou instituição de ensino é uma das principais missões do pedagogo. Para isso, ele também pode fazer determinadas atividades diretamente com os alunos, mas no sentido de orientação.

Pedagogo

O poder público também costuma contar com pedagogos nos mais variados setores, mas geralmente eles acabam fazendo um trabalho muito interessante quando são alocados nos órgãos que definem as orientações e os rumos que as escolas públicas tomam. Eles também acabam assumindo questões administrativas de escolas, não sendo raros assumindo cargos de direção ou de coordenação.

Opções de trabalho e mercado

O grande mercado de trabalho para o pedagogo acaba sendo realmente a rede de ensino, que pode ser tanto privado quanto público. Eles também podem acabar trabalhando junto ao governo, atuando nas definições das estratégias que vão definir os rumos do ensino público de uma cidade, ou de um estado.

Mas os pedagogos também podem trabalhar em empresas que não possuem a educação como o seu negócio principal. Neste caso, eles podem acabar atuando dentro do departamento de Recursos Humanos, ou então no setor de treinamento, aplicando estratégias e desenvolvendo metodologias para repassar determinados ensinamentos que precisam ser repassados para os alunos.

Portanto, atualmente o pedagogo encontra um mercado estável, especialmente nas grandes cidades.

Remuneração

Os vencimentos iniciais do pedagogo variam muito de região para região, sendo que pode variar de R$ 1.200,00 a R$ 2.400,00.

Formação

O curso de licenciatura em pedagogia tem duração média de 8 semestres e pode ser encontrado com uma certa facilidade.

Publicidade

Comentários