Home » Guia de Profissões » Proctologista

Proctologista

Proctologista

Clínico e cirurgião, esse especialista cuida dos problemas do intestino grosso, reto e ânus. 

Até por volta dos anos de 1970, o médico responsável pelo tratamento das doenças do intestino reto e do ânus era chamado proctologista; a partir de então, suas atividades incorporaram as doenças do cólon, o intestino grosso, e a nomenclatura oficial deste especialista passou a ser coloproctologista, embora a palavra “proctologista” continue a ser a mais usada.

O tratamento para esses tipos de doenças é definido por meio do levantamento do histórico do paciente e de seus familiares, do surgimento da moléstia atual, de seus hábitos de vida e do exame proctológico (inspeção, palpação, toque retal). Posteriormente são solicitados exames laboratoriais e de imagem (radiografia, tomografia), seguidos de uma possível colonoscopia. A partir daí será definido o tipo de tratamento.

A Coloproctologia é considerada uma especialidade cirúrgica, mas de acordo com o caso, o médico poderá efetuar um tratamento clínico, ou seja, à base de remédios. O coloproctologista poderá trabalhar com especialistas de todas as áreas, desde que haja a necessidade do tratamento associado.

Entre as doenças mais freqüentes tratadas por esse médico estão hemorróidas, fissuras e fístulas anais e câncer coloproctológico. Para atuar com o título de especialista, é necessário fazer dois anos de residência em Cirurgia Geral e dois anos de residência em Cirurgia Proctológica.

Mercado

Estável. Principalmente nos grandes centros, o mercado está saturado. Por outro lado, existe uma procura maior por tratamentos especializados, o que faz aumentar a busca por esse profissional. 

Opções de trabalho

• Atuar em clínicas particulares e consultórios.
Trabalhar em hospitais (ambulatórios e salas de cirurgia).
Dedicar-se ao ensino e à pesquisa.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 2.100,00 (20h/semana).

Formação

12 semestres de Medicina + 2 anos de residência em cirurgia geral + 2 anos de residência em Coloproctologia.

Bacharelado em Medicina: UFBA-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia-Vitória/ES; UFG-Goiânia/GO; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; UFPR-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC; Unicamp-Campinas/SP; USP-São-Paulo/SP; Unesp-Botucatu/SP; Unifesp-São Paulo/SP; USP-Ribeirão Preto/SP; Santa Casa-São Paulo/SP; Famema-Marília/SP; Famerp-São José do Rio Preto/SP; FFFCMPA-Porto Alegre/RS; PUC-Campinas/SP; PUC-Porto Alegre/RS; UEL-Londrina/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFF-Rio de Janeiro/RJ; UFU-Uberlândia/MG.

Residência em Coloproctologia: HUB-Brasília/DF; HUCFF-Rio de Janeiro/RJ, Hospital Naval Marcílio Dias-Rio de Janeiro/RJ; Hospital das Clínicas-Ribeirão Preto/SP, Hospital das Clínicas-Curitiba/PR.


Comentários:

Receba atualizações do site:

© Todos os direitos reservados à Cola da Web.com
Siga-nos:
O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.