Home > Guia de Profissões > Proctologista

Proctologista

O Proctologista é mais uma especialidade médica muito importante para a manutenção da vida das pessoas, de um modo geral, mas que acaba sendo mais utilizado pelos homens. Este clínico, que também pode atuar como cirurgião, acaba sendo especialista em cuidar dos mais variados problemas que podem acontecer no intestino grosso, no reto e também no ânus.

Houve uma evolução em relação as atividades que são exercidas pelo profissional que trabalha com esta especialidade médica. Até os anos 70, este era basicamente o médico que trava os problemas do intestino reto e do ânus, mas com o avançar dos anos essa especialidade também passou a ser responsável por outras partes do corpo, tais como o intestino grosso e o cólon.

Com isso, também houve uma mudança na nomenclatura desta especialidade, sendo que ela passou a se chamar coloproctologista, mas Proctologista ainda segue sendo a mais vista.

A grande maioria dos pacientes que procuram o proctologista estão preocupados com o câncer de próstata, que é uma das doenças mais terríveis que podem acontecer com o organismo masculino, sendo que atualmente é considerado como uma das maiores causas de morte entre os homens.

Para realizar a prevenção deste câncer, existe um exame de toque que precisa ser feito. O recomendado é realizar o exame todo o ano, principalmente depois que os homens passam dos 40 anos de idade. Mas pessoas que possuem histórico familiar precisam fazer o exame de toque antes disso.

Proctologista

Este profissional médico pode tanto atuar como cirurgião como também apenas nos tratamentos clínicos, escolhendo os melhores remédios. Esta especialidade também pode trabalhar com outras especialidades, em trabalhos multidisciplinares, para o tratamento de determinados tipos de problemas.

Opções de trabalho e mercado

O mercado geralmente é estável para qualquer profissional que se forma no curso de medicina, sendo que para a especialidade de Proctologista não é diferente. Existem diversas vagas nos grandes centros urbanos, seja nos hospitais ou nas clínicas, ou ainda nos consultórios particulares.

Nos últimos anos está acontecendo um movimento que está fazendo com que os médicos saiam das grandes cidades e vão para as cidades do interior, já que existem mais vagas sendo abertas nestas pequenas cidades.

Remuneração

Os vencimentos médios iniciais para este profissional ficam em torno dos R$ 2,1 mil

Formação

O Proctologista precisa passar pelo curso de medicina, que tem duração média de 12 semestres. Além disso, ele também precisa passar por mais 4 anos de residência.