Home » Guia de Profissões » Psicólogo

Psicólogo

Psicólogo

Esse especialista da área da saúde mental pode atuar em diversos setores, como empresas, escolas e centros de atendimento social. 

Desde que foi regulamentada como profissão em 1962, a Psicologia saiu dos consultórios e passou a abarcar funções mais amplas. Hoje, o psicólogo pode atuar em quatro áreas básicas: clínica, social, educacional e do trabalho. Na área clínica, a mais divulgada e concorrida, atua em consultórios e instituições de saúde, no diagnóstico e tratamento dos mais diversos tipos de paciente. Os que trabalham em consultório enfrentam muitas dificuldades, pois é bastante difícil conquistar clientela e, principalmente nas grandes cidades, o mercado está saturado há algum tempo.

Especialistas sugerem que o recém-formado busque as áreas do trabalho e educacional, que têm um campo de atuação mais amplo e menos concorrido. A psicologia do trabalho é o campo mais promissor, pois os departamentos de recursos humanos das empresas têm optado por contratar psicólogos para orientar processos de seleção e treinamento de funcionários.

O psicólogo educacional trabalha em escolas e procura identificar os mecanismos que impedem ou dificultam a aprendizagem. Ele busca ainda criar um ambiente em que alunos, pais, professores e funcionários convivam em harmonia e que facilite os processos de ensino e aprendizagem. O psicólogo social tem funções parecidas, mas costuma direcionar-se a setores mais problemáticos, como penitenciárias e órgãos de atendimento a menores infratores.

Mercado

Em alta nas áreas de educação e trabalho. No setor educacional, o psicólogo tem sido cada vez mais solicitado a participar de palestras e seminários, dirigidos principalmente à orientação de crianças e adolescentes. O psicólogo do trabalho também tem boas perspectivas nos departamentos de recursos humanos de empresas. 

Opções de trabalho

• Montar seu consultório e dedicar-se à clínica.
Atuar como psicólogo do trabalho, educacional ou social.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 80,00 por hora de consulta; 1.400,00 (20h/semana).

Formação

8 a 10 semestres, em média.

Bacharelado e Licenciatura em Psicologia: Ufal-Maceió/AL; UFBA-Salvador/BA; Unifor-Fortaleza/CE; Ceub-Brasília/DF; Ufes-Vitória/ES; UCG-Goiânia/GO; PUC-Belo Horizonte/MG; UFPB-João Pessoa/PB; Unicap-Recife/PE; PUC-Curitiba/PR; UFF-Niterói/RJ; Ulbra-Canoas/RS; UFS-São Cristóvão/SE; Univali-Itajaí/SC; PUC-São Paulo/SP; USP-São Paulo/SP; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSCar-São Carlos/SP; UnB-Brasília/DF; USP-Ribeirão Preto/SP; PUC-Campinas/SP; PUC-Porto ALegre/RS; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFRN-Natal/RN; UFSC-Florianópolis/SC; UFU-Uberlândia/MG; Unimep-Piracicaba/SP; ACE-Joinville/SC; PUC-Rio de Janeiro/RJ; UEL-Londrina/PR; Ufam-Manaus/AM; UFC-Fortaleza/CE; UFF-Rio de Janeiro/RJ; UFPE-Recife/PE; UFPR-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; Umesp-Piracicaba/SP; Unesp-Assis/SP; Unesp-Bauru/SP; Unisinos-São Leopoldo/RS.


Comentários:

Receba atualizações do site:

© Todos os direitos reservados à Cola da Web.com
Siga-nos:
O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.