Home Guia de Profissões > Relações Públicas

Relações Públicas

O profissional de Relações Públicas, que acaba também sendo conhecido apenas como RP, tem como principal responsabilidade zelar pela imagem que uma determinada empresa, instituição, pessoa ou órgão do governo, acaba tendo diante da sociedade como um todo.

Publicidade

Para conseguir ter o controle de algo que parecer ser tão intangível, como a percepção que as pessoas acabam tendo de uma determinada empresa ou instituição, este profissional precisa ter uma formação completa, não apenas neste curso, que está inserido nas ciências de comunicação, como também ter uma forma formação cultural, espírito crítico e também dominar as mais variadas formas de entrar em contato com os mais variados tipos de público.

Uma das principais funções que pode ser exercida por um profissional de relações públicas é a figura de assessoria de imprensa, que acaba servindo como um meio de campo entre a instituição que este profissional representa e a mídia como um todo.

O RP também costuma trabalhar em parceria ou junto com outros profissionais do segmento de comunicação, ou ainda dentro do departamento de marketing. Uma atividade que acabou se tornando uma das principais marcas de um RP é a organização de eventos, que acaba tendo um papel importante para os mais variados tipos de segmentos e nichos de atuação das empresas.

Publicidade

Relação Públicas

Uma outra atividade que costuma ser ocupada por profissionais com formação em relações públicas é a comunicação interna. Este é considerado como um dos principais problemas apontados por funcionários de empresas de médio e grande porte, e o RP acaba se tornando um perito na hora de proporções ações para manter o público interno motivado e informado.

Opções de trabalho e mercado

Nos últimos anos o mercado da Relações Públicas está em baixa. Já foi considerado estável, mas com o aumento de profissionais formados neste curso, acabou se tornando um pouco mais complicado para os profissionais conseguirem emprego.

Uma notícia boa para os RPs é o fato de que as empresas estão se conscientizando da importância deste tipo de profissional na sua equipe. Não são apenas companhias de médio e de grande porte que contratam RPs, como acontecia há alguns anos atrás. Mas ainda existe muita confusão das atribuições destes profissionais, que ainda disputam espaço com publicitários e jornalistas.

Remuneração

Os vencimentos iniciais de um RP giram em torno dos R$ 1,9 mil, sendo que alguns estados definem pisos mais baixos ou mais altos.

Formação

O curso superior em Relações Públicas dura 8 semestres.