Home > Mapas > Mapa dos Continentes

Mapa dos Continentes

Com o desenvolvimento da cartografia, conhecimento técnico-científico de grande importância nos séculos XV e XVI, em função das Grandes Navegações, os mapas confeccionados na época não apenas ampliaram os horizontes do mundo, como passaram a intrigar muitos estu­diosos. Era interessante a possibilidade de encaixe que alguns continentes sugeriam em relação a outros, com os quais possuíam posição geográfica frontal.

Não devemos nos esquecer de que a cartografia, nesse período, era o suporte técnico para as conquistas, daí sua importância estratégica, a ponto de muitos segredos cartográficos serem guardados como segredos de Esta­do. Muitas vezes, para despistar os concorrentes, alguns mapas eram propositadamente confeccionados com imprecisões. Mapas bem feitos, especialmente sobre regiões pouco conhecidas, tinham muito valor e con­duziam ao poder.

Verdade é que, a partir da observação do aparente encaixe entre a América do Sul e a África surgiram, nos séculos seguintes, muitas deduções que levaram a pes­quisas. Das proposições conhecidas, a mais importante foi elaborada em 1912, por Alfred Wegener (1880-1930), meteorologista alemão, interessado pela Geofísica.

Ele formulou a Teoria da Deriva dos Continentes, apre­sentando evidências geológicas, biológicas, paleontologicas e geofísicas para demonstrar suas idéias. Para Wegener, os continentes atuais estiveram agrupados no passado geoló­gico em um único conjunto, o qual denominou Pangeia.

Mapa dos continentes

Mapas dos continentes:

Veja também

estados

Mapas dos Estados Brasileiros

Segundo o IBGE, o Brasil está dividido em cinco re­giões. São elas: Região Norte, Nordeste, ...