Home / Medicina e Enfermagem / Células-Tronco

Células-Tronco

As células da massa celular interna de um embrião no início do desenvolvimento (até catorze dias) são totipotentes, ou seja, cada uma é capaz de produzir os vários tipos de células especializadas de um adulto.

Chamadas de células-tronco embrionárias, essas células poderiam ser clonadas e usadas para gerar órgãos para transplante sem que o paciente corresse risco de rejeição. É a clonagem terapêutica, que consiste em retirar o núcleo de uma célula somática da pessoa que necessi­ta de um transplante para um óvulo anucleado e estimular seu desenvolvimento em laboratório até o estágio de blástula.

Nesse momento, a massa celular interna é retirada e transferida para um meio de cultura.Com estímulos apropriados, pro­move-se a diferenciação dessas células em células musculares, pancreáticas, nervosas ou do tipo necessário para o trans­plante. Como as células clonadas continham o núcleo do paciente, não há risco de rejeição.

As células-tronco, conhecidas também como ‘células-mãe‘ ou ‘células-estaminais‘ são aquelas que possuem a melhor capacidade de se dividir e dar origem a células semelhantes. São células que possuem a capacidade de se renovar e formas outras células mesmo depois de muito tempo de inatividade.

Diferente das outras células do corpo humano, as células-tronco podem se reproduzir várias vezes, ou seja, a partir de uma dessas células podem ser criadas muitas outras.

O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é que elas possam ser utilizadas em doenças graves, afim de regenerar tecidos danificados.

Células Tronco

Polêmicas

Além dos problemas técnicos que precisam ser resolvidos. Outra questão é que, embora algumas pessoas achem que os embriões humanos na fase inicial são apenas um aglomerado de células, outras pensam que eles devem ser conside­rados seres humanos, com direitos como todos nós.

Existem países que autorizam o estudo de células-tronco, já outros, a prática é totalmente ilegal.

A igreja católica não aceita o uso das células-tronco embrionárias pois muitas vezes esta técnica consiste em destruição de embriões, o que seria uma espécie de “assassinato” diante da igreja.

Possíveis usos médicos

Algumas doenças serão beneficiadas no uso das células-tronco, são elas: câncer, mal de parkinson, lesões na medula, osteoporose, diabetes, mal de alzheimer, osteoartrite, doença pulmonar, esclerose múltipla, doenças autoimunes, degeneração macular e doenças cardíacas.

Para quem sofre com os males dessas doenças o tratamento com essas células está sendo esperado ansiosamente.

Por: Gislaine Monteiro Vasconcelos

Assuntos relacionados:

Veja também

image004

Lavanderia Hospitalar

O objetivo final do serviço de lavanderia hospitalar (LH) é transformar, em quantidade estabelecida, no ...