Home » Pedagogia » Os Fazeres na Educação Infantil - Resumo

Os Fazeres na Educação Infantil - Resumo

A obra aborda vivências, práticas e histórias a respeito da Educação Infantil na Creche Carochinha, realizados por um grupo de educadores da creche e pesquisadores da Universidade de São Paulo. Além disso, propõe formas diferenciadas de trabalho pedagógico que são de vital importância na formação e atuação dos professores, sendo este um processo contínuo.

Livro Os Fazeres na Educação InfantilRelata reflexões sobre o desenvolvimento humano, a necessidade do diálogo entre pais e educadores, a relação afetiva da criança com a família e a comunidade escolar, a importância do adulto na mediação e da socialização das crianças, a entrada da criança na creche e na pré-escola, os encontros e as despedidas, a adaptação do educador e da criança no ambiente escolar, a inserção das crianças portadoras de necessidades especiais, a construção da identidade pessoal da criança, sexualidade, animais de estimação, a interação com os outros, as diversas formas de expressão da linguagem, trabalhos com músicas, histórias, brincadeiras de faz-de-conta, o banho na escola, estimulação à alimentação de forma agradável e saudável, o trabalho dos profissionais de outros setores da escola, o controle dos esfíncteres e os hábitos de higiene como um trabalho conjunto – família/escola, a rotina da creche, a importância do sono no desenvolvimeto infantil, a organização do ambiente escolar físico, área espacial para para o desenvolvimento dos bebês, mordidas (aprendizagem ou agressividade), limites e disciplina, os materiais didáticos e os brinquedos, a aprendizagem e seus problemas, a educação infantil no contexto atual e finalmente, a legislação. Ao mesmo tempo, apresenta textos sobre as formulações mais recentes e estudos feitos pela ciência sobre o desenvolvimento infantil.

Todas estas experiências auxiliam pais e profissionais a rever e redirecionar as suas práticas com as crianças buscando compreender a criança como um ser em desenvolvimento de suas potencialidades, tendo como base o conhecimento científico, social, cultural e econômico. Neste contexto, a autora considera que o diálogo entre professores e pais assume um papel fundamental no desenvolvimento da criança, pois através da troca de experiências e informações ambas complementam as suas funções no sentido de educar e cuidar dentro da realidade social da criança.

No contexto educativo, as idéias pedagógicas abordadas pela obra propiciam um maior contato com a realidade atual das escolas e das famílias das crianças, enfatizando a importância da participação responsável de todos os envolvidos neste processo.

Portanto, segundo a obra é possível uma escola em que as pessoas possam dialogar, duvidar, discutir, questionar e compartilhar saberes. Onde há espaço para transformação, para contradições, para a colaboração mútua e para a criatividade. Uma escola em que educadores e alunos tenham autonomia, possam pensar, refletir sobre o seu próprio processo de construção de conhecimento e ter acesso a novas informações. Uma escola em que o conhecimento já sistematizado não é tratado de forma dogmática e esvaziado de significado.

REFERÊNCIAS

ROSSETI – FERREIRA, Maria Clotilde. Os fazeres na Educação Infantil. 6ed. São Paulo: Cortez, 2003. 199 p.

VIEIRA. Leociléia Aparecida. A pesquisa em educação. Organização do trabalho científico/Leociléia Aparecida Vieira. – Curitiba: IBPEX, 2005. 108p.

Por: Iara Maria Stein Benítez em 08/02/2012
Colaboradora do site Cola da Web

Veja também:


Comente:



Receba atualizações do site:

© Todos os direitos reservados à Cola da Web.com
Siga-nos:
O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.