Home » Português » Vocativo

Vocativo

Vocativo é o termo usado para chamar alguém, ou dirigir-se a alguém ou ser personificado. Pode vir precedido de interjeição (eh!, olé, olá!, ó – lê-se /ô/), caracterizando-se por natureza exclamativa. O vocativo, necessariamente, não pertence à estrutura da frase, sendo considerado um termo à parte.

Exemplos:

  1. Deus, me guie!

  2. Vamos à praia, amigas?

  3. Queridos alunos, prestem atenção!

  4. Camila, sente-se agora!

  5. Ó Ana, não derrame café no sofá.

  6. Senhor! Porque nos deste uma língua tão pobre na gratidão?” (Rui Barbosa)

  7. Eh! Maurício, você é um cara de sorte!

Os termos destacados serviram para dirigir-se ao interlocutor com o objetivo de chamá-lo ou invocá-lo.

Agora que você já conhece o conceito e alguns exemplos, saiba que o vocativo é, em regra, separado por vírgula quando está no início ou no fim da frase, do mesmo modo que pode vir entre vírgulas quando intercalado na frase.

Exemplos:

  1. Corra, Léo, antes que lhe vejam!

  2. Olhe, Mariana, o desenho que eu fiz.

Vocativo

Por: Miriã Lira, em 12/09/2012


Veja também:


Comente:



Receba atualizações do site:

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o