Enxofre

O enxofre é um dos elementos químicos da tabela periódica. Sua massa é 32 u, sendo esse “u” o Dalton, medida de massa atômica. Seu número atômico é 16. O enxofre é encontrado em estado sólido na temperatura ambiente, que corresponde a 25 graus Celsius.

Apesar de popularmente se dizer que o enxofre possui cheiro, ele é um elemento insípido e inodoro, ou seja, que não tem gosto nenhum. O cheiro que se associa ao enxofre, na verdade, vem de seus compostos, como o Sulfeto de hidrogênio.

O enxofre também é um não-metal: ele não conduz eletricidade, mas que pode agir como um semicondutor ou como um isolador. Ele apresenta forma de cristais de cor amarela e tem grande importância para os organismos vivos, uma vez que está presente nos aminoácidos.

É possível encontrar o enxofre em vários produtos, sendo muito comum em inseticidas, detergentes, sabão em pó, palitos de fósforo, laxantes, pólvora e fertilizantes. Além disso, o enxofre é utilizado no processo de formação do ácido sulfúrico para baterias.

O processo de obtenção de enxofre em laboratórios não é usual, pois esse é um elemento encontrado com grande facilidade na natureza. É possível encontrar o enxofre em meteoritos, fontes de águas termais e em regiões próximas a vulcões. É estimado que sua presença na crosta terrestre seja de 0,3%.

Gases de Enxofre

Apesar do seu uso na indústria, o enxofre também tem um grande papel na área biológica. Ele pode ser encontrado em alimentos como aspargos, cebolas, queijos, peixes e inclusive nas gemas dos ovos. Porém, não há motivo para preocupação, pois o enxofre não é tóxico e seu excesso é eliminado pelo corpo através da urina. Além disso, ele faz bem ao organismo: sua falta ocasiona problemas de crescimento.

Há algumas precauções a se tomar com relação aos componentes do enxofre. O dióxido de enxofre deve ser manuseado com muito cuidado, sendo bastante tóxico. Ele atua na atmosfera e, por essa reação, ocorre a chuva ácida. Se estiver em quantidades muito altas, pode provocar hemorragia e asfixia, por deixar os pulmões cheios de sangue.

Por: Gabriele Ferreira

Veja também:

Veja também

Image32

Determinação do Boro

O ácido bórico é um sólido cristalino, fórmula H3BO3. Usa-se na medicina e na indústria ...