Home » Química » Físico-Química » Ponto de Fusão

Ponto de Fusão

A temperatura na qual ocorre a mudança do estado sólido para o estado líquido denomina-se ponto de fusão. Para se determinar o ponto de fusão de algumas substâncias, utiliza-se a técnica do tubo de Thielle.

As substâncias puras fundem-se a uma temperatura constante. Já as impuras (misturas) não apresentam um único ponto de fusão definido e, sim, uma faixa de fusão, que será tanto maior quanto mais impurezas contiverem as substâncias.

Dependendo do aparelho o aquecimento pode ser feito eletricamente ou através de banho. Há vários líquidos que podem ser utilizados como banho de aquecimento e, neste caso, o líquido escolhido depende do sólido a ser fundido.

Apesar de existir vários aparelhos para se determinar o ponto de fusão das substâncias, o processo é sempre o mesmo: aquecimento da amostra e verificação da temperatura de fusão, através do termômetro.

Para se determinar o ponto de fusão do Naftaleno, por exemplo, utilizando a técnica do tubo de Thielle, procederíamos da seguinte forma:

1. Pulverizar uma pequena porção de Naftaleno em um almofariz.

2. Fechar uma das extremidades do capilar no bico de Bunsen.

3. Introduzir o Naftaleno no capilar, compactando-o. Proceder a compactação da amostra, deixando o capilar cair por uma vareta de vidro. Esta operação deverá ser repetida tantas vezes quantas forem necessárias, para que se tenha compactado, no capilar, aproximadamente 1 cm da substância.

4. Prender, através de anel de látex, o capilar ao termômetro, de tal forma que a parte que contém a amostra fique junto ao bulbo do mesmo.

5. Montar a aparelhagem, utilizando como banho Glicerina.

6. Aquecer o tubo de Thielle lentamente, deslizando a chama sobre a parte lateral inferior do mesmo.

7. Observar cuidadosamente até o ponto de fusão e anotá-lo.

Ponto de fusão usando o tubo de Thielle

Autoria: Paulo Pennaforte Vieira


Comente:



Receba atualizações do site:

© Todos os direitos reservados à Cola da Web.com
Siga-nos:
O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.