Home » Química » Química Geral » Leis das Combinações Químicas

Leis das Combinações Químicas

Este trabalho nos mostra as Leis das Combinações Químicas e como o estudo da química como ‘ciência’ começou com estas leis.

Iremos ver seus autores, o que as leis dizem e suas conseqüências.

Veremos como as Leis das Combinações Químicas mostrou a existência de certas relações matemáticas entre as quantidades massas e volumes.

LEIS DAS COMBINAÇÕES QUÍMICAS

O estudo das leis das combinações químicas mostrou a existência de certas relações matemáticas entre as quantidades (massas e volumes) das substâncias participantes da reação. Estas relações começaram a ser observadas no fim do século XVIII e constituem as chamadas leis das combinações químicas. As relações entre as massas das substâncias participantes das reações constituem as chamadas leis ponderais e as relações entre os volumes constituem as chamadas leis volumétricas. Com os conhecimentos atuais as leis das combinações químicas são evidentes; as fórmulas das substâncias e as equações das reações evidenciam claramente os enunciados das leis. Contudo, na época em que foram enunciadas não havia sido estabelecida a teoria atômico-molecular de Dalton-Avogadro, portanto, não haviam sido estabelecidos os conceitos químicos de átomo, molécula, massa atômica massa molecular, como também não eram conhecidas as fórmulas moleculares das substâncias e conseqüentemente as reações ainda não eram equacionadas como hoje em dia. Tudo isto surgiu depois de estabelecida a teoria atômico-molecular de Dalton-Avogadro, teoria estabelecida justamente para explicar as leis das combinações químicas. Podemos dizer que o estudo da química como ciência começou com as leis das combinações químicas.

Download do trabalho completo (em Word)