Home » Redação » Carta no Vestibular

Carta no Vestibular

Aprenda como fazer uma carta no vestibular

Vestibulares como os da Unicamp e Unesp, no Estado de São Paulo, oferecem ao candidato a possibilidade de optar por uma carta. Sua abordagem é dissertativa e, portanto, deverá ser fundamentada por meio de evidências, juízos, exemplos - que poderão ser narrativos ou descritivos -, admitindo a expressão em 1ª pessoa.

Assim, qualquer que seja o assunto ou tema proposto, encaminhará o candidato à defesa de um ponto de vista que deve ser exposto de forma dissertativa, apresentando tese, argumentação e conclusão.

Observe que o vestibular avalia o corpo da carta, cujo conteúdo e linguagem atestarão a capacidade discursíva do aluno, sua opinião, seus argumentos, sua destreza lingüística.

Caso o tema dado apresente como destinatário uma autoridade ou instituição, o vestibulando deverá empregar o pronome de tratamento adequado. Se for dirigida a um amigo, a linguagem poderá ser simples, em razão da intimidade do autor com o destinatário.

O candidato não deve assinar a correspondência, pois a carta no vestibular é sigilosa. Lembramos que o destinatário e o vocativo são opcionais.


Na lista abaixo, os principais pronomes de tratamento:

  • Vossa Alteza para príncipe, rei.
  • Vossa Eminência para cardeal.
  • Vossa Excelência para arcebispo, bispo, deputado (federal e estadual), embaixador, general, governador de Estado, juiz, ministro, prefeito, presidente da República, secretário de Estado, senador, vereador.
  • Vossa Magnificência para reitor.
  • Vossa Majestade para rainha, rei.
  • Vossa Reverendíssima para sacerdote.
  • Vossa Santidade para papa.
  • Vossa Senhoria para chefe de seção, diretor de repartição pública, funcionário público (abaixo de - ministro), major, oficiais até coronel, tenente, tenente-coronel.

Observe que ao utilizar na carta qualquer dos pronomes de tratamento o verbo deverá ficar na 3ª pessoa do singular, assim como os demais pronomes. Exemplo:

Vossa Excelência poderá ocupar o gabinete, tão logo seu pedido seja deferido.


Veja também:


Comente:



Receba atualizações do site:

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o