Home Resumos de Livros > A Ferro e Fogo – Josué Guimarães

A Ferro e Fogo – Josué Guimarães

Título: A Ferro e Fogo – Obra de Josué Guimarães (1921 – 1986) que se passa durante Guerra da Cisplatina.

A obra “A ferro e fogo” foi escrita por Josué Guimarães durante seu exílio em Portugal. Ele se exilou devido ao Golpe Militar no Brasil em 1964. O livro é uma ficção onde o autor narra um romance realista e o enredo envolve a colonização alemã no sul do Brasil.

Publicidade

Resumo de A Ferro e Fogo

A obra “A Ferro e Fogo” narra a história de Daniel Abrahão Lauer Schneider e sua família que vivia em condições miseráveis e aceitam uma proposta misteriosa de Grundling, para se mudarem para o Rio Grande do Sul. A história se passa durante a época do Império, durante e após a Guerra da Cisplatina. Eles se mudam para Real Feitoria de Linho Cânhamo trazidos pelo governo brasileiro, que havia prometido terras e animais para aquela e outras famílias estrangeiras pudessem se estabelecer.

Quando Daniel e sua família já estão na fazenda se inicia a guerra da Cisplatina, ele descobre que as mercadorias armazenadas ali eram na verdade armas, e então uma tropa castelhana invade sua fazenda. Catarina, a esposa de Daniel, informa ao soldados que seu marido não se encontrava ali. Daniel fica escondido dentro de um poço durante meses para não ser descoberto.

Livro A Ferro e FogoEnquanto isso castelhanos e brasileiros continuaram com intensas movimentações. Grundling havia mentido para os soldados brasileiros informando que Daniel guardava as armas para os castelhanos. Grundling, enquanto a família de Daniel passava dificuldades, se divertia curtindo bebedeiras e prostitutas, até que um dia conhece Sofia, mulher com quem se casa e tem filhos.

Publicidade

Com o fim da Guerra da Cisplatina, Catarina e Daniel voltam para São Leopoldo com a família. Devido ao trauma da Guerra da Cisplatina, eles constroem um alçapão para dormir a noite em sua casa. Catarina decide se vingar de Grundling, e prepara um plano para matá-lo.

Ao chegar na casa dele descobre um homem com uma tristeza profunda devido a morte de sua esposa Sofia. Catarina desiste de matá-lo, uma vez que ele já estava sofrendo.

A obra A Ferro e Fogo possui dois volumes: a primeira parte: tempo de solidão e a segunda: tempo de guerra.