Elementos Químicos

Prata (Ag)

A prata é um metal precioso branco-prateado, brilhante e dúctil. O metal é maleável, de fácil manipulação química e mecânica e, na forma metálica, apresenta grande condutibilidade elétrica e térmica. Não é considerada tóxica na forma metálica, mas alguns dos seus sais são venenosos.

É estável no ar e na água, mas o contato com o gás sulfídrico (H2S), presente no ar, produz uma camada de sulfeto de prata, que faz com que o metal perca brilho e escureça. A prata também muda de cor em contato com o ozônio e com o enxofre.

A prata é conhecida desde a Antiguidade. É considerada o segundo metal mais nobre. Foi chamada de argentum pelos romanos e daí deriva seu símbolo químico.

A prata é encontrada na forma metálica em superfícies rochosas ou em filões e também em minerais, como a argentita, a silvanita, a bromargirita e a cerargirita.

Pode ser obtida industrialmente como produto secundário do processo de mineração do cobre, do chumbo e do ouro, mas essa prata é quase sempre impura.

Em laboratório, pode ser obtida pela reação da solução do nitrato de prata com cobre metálico.

As principais substâncias que contêm a prata são o nitrato de prata (AgN03) e os haletos de prata AgCI, AgBr e Agl.

Aplicações

Desde a Antiguidade, a prata é usada na produção de peças decorativas e em joias. Alguns utensílios e ornamentos foram encontrados em túmulos antigos da Caldeia, na Mesopotamia, no Egito, na China, na Pérsia e na Grécia.

Em épocas passadas, o metal foi empregado como padrão monetário em diversas civilizações. Atualmente, uma porcentagem muito pequena de prata é usada na cunhagem de moedas. As peças de joalheria, por sua vez, como anéis, medalhas e correntes, são amplamente utilizadas e valorizadas. Tanto na cunhagem de moedas quanto nas joias, a prata é usada na forma de liga com metais como o cobre.

Flauta
Alguns instrumentos musicais, como a flauta transversal, são feitos de prata.

A prata é empregada como componente na formação de várias outras ligas que são usadas na odontologia, para a produção de amálgamas dentários; na fabricação de soldas, contatos elétricos, baterias e radiadores, para a indústria automobilística, e na produção de instrumentos musicais. A indústria química usa a prata metálica como catalisador de diversas reações, como a oxidação do etanol.

A prata já foi muito usada em espelhos, que eram feitos a partir da colocação de uma pequena película de prata sobre uma superfície de vidro. Atualmente, para essa finalidade, esse metal foi substituído pelo alumínio.

Muitas substâncias de prata já foram utilizadas na medicina para prevenir infecções. O nitrato de prata é

matéria-prima para obtenção de outras substâncias e usado como catalisador, em componentes de baterias e pilhas e na fotografia convencional. Na medicina, o nitrato de prata fundido com o nitrato de potássio é empregado na cauterização de tecidos esponjosos e na preparação de produtos farmacêuticos. O iodeto de prata tem sido usado na formação de nuvens para produzir chuva.

Papel Fotográfico
O cloreto de prata é um dos componentes do papel fotográfico.

Nome do elemento: Argentum. Prata
Origem do nome: Do anglo-saxão seolfor. prata.
O símbolo tem origem na palavra latina argentum: prata (dinheiro).
Descobridor: Conhecido desde a Antiguidade.
Ano de descoberta: desconhecido
Número atômico (Z): 47
Massa atômica (A): 107,8682
Família: 11
Período: 5
Configuração eletrônica: [Kr]4d’°5s’
Raio atômico: 160 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 2162 °C
TF (substância simples): 961,78 °C